Cesama - água é vida

Newsletter

Receba todas as novidades da Cesama.

 

Serviços

 

Publicado em: 26/11/10

Cuidados com a rede de esgoto

Veja como ter cuidados com a rede de esgoto.

Em casa
 
Construir corretamente a caixa de gordura - que recebe a água da cozinha - e também a caixa de passagem - que recebe as águas do banheiro e do tanque. Isso contribui para uma vida com mais saúde, higiene e conforto.
 
No banheiro
 
Não jogue no vaso sanitário papel higiênico, absorventes, fraldas descartáveis, cotonetes, preservativos, guimbas de cigarro, fio dental e outros objetos de difícil desintegração. Com isso, você ajuda a rede de esgoto de sua casa a funcionar melhor e evita entupimentos.
 
Na cozinha
 
Não lance na pia restos de alimentos, cascas de frutas e legumes, esponjas, buchas e panos usados. Utilize sempre o ralinho, e depois coloque tudo no lixo.
 
Na caixa de gordura
 
Conserve a caixa tampada e limpe-a frequentemente. Sempre que houver uma camada de gordura boiando, retire-a com a pá, coloque num saquinho e jogue no lixo. Isso evita transbordamentos, mau cheiro, entupimentos e outros transtornos.
 
Nas áreas
 
Mantenha os ralos do piso sempre limpos e com grade de proteção. Colete o lixo da varredura ao invés de jogá-lo nos ralos.
 
Na área externa da casa
 
Utiliza calhas e tubos para transportar as águas da chuva até a rua. Ela vai cair nas sarjetas e chegar até a boca-de-lobo mais próxima. Essas águas não devem ser lançadas na rede de esgoto, pois causam sobrecarga e, consequentemente, erosões ou retorno do esgoto para dentro de sua casa.
 

 

Imagens


 
 

+ dicas

 
 
 
 

>> Intranet

© 2010 - Cesama - Todos os direitos reservados . Termos de Uso

ato.interativo - agência web