Cesama - água é vida

Newsletter

Receba todas as novidades da Cesama.

 

Serviços

 

Publicado em: 15/01/18

Despoluição do Rio Paraibuna - Cesama atua em dois trechos do Córrego São Pedro

Despoluição do Rio Paraibuna - Cesama atua em dois trechos do Córrego São Pedro

 

Mais do que impedir que o esgoto doméstico seja despejado no Rio Paraibuna, as obras de despoluição também beneficiarão os principais córregos da cidade, como o Tapera, Matirumbide, d`Anta, Yung, Independência e o São Pedro, onde a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) atua desde 2013. Atualmente, os trabalhos estão focados na Estrada Engenheiro Gentil Forn, nas proximidades da Cachoeira do Vale do Ipê.

No local, estão sendo implantados 1.100 metros de redes coletoras de esgoto, além de 840 metros de novas tubulações que também estão sendo instaladas na Rua José Lourenço Kelmer. “Já implantamos quase metade dos 11 quilômetros de extensão total deste coletor, que ainda se estenderá pelos bairros Marilândia, Martelos, Borboleta, Democrata, Mariano Procópio, Aeroporto, Santos Dumont e Vale do Ipê”, explicou o diretor de desenvolvimento e expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral.

De acordo com Marcelo, a previsão é de que a implantação do coletor seja finalizada até o final deste ano. “Além do Córrego São Pedro ser um dos maiores da cidade, ele está localizado em um vale estreito, muitas vezes ocupado por imóveis e de terreno rochoso, o que dificulta a logística das intervenções. Concluídos os dois trechos atuais, seguiremos para a Avenida Pedro Krambeck”, afirmou, lembrando que a tubulação encaminhará o material produzido na região para a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, que a Cesama está finalizando no Bairro Granjas Bethel.

Orçado em mais de R$ 130 milhões, o conjunto de obras de despoluição do Paraibuna abrange a implantação de aproximadamente 40 quilômetros de tubulações ao longo das margens do rio e dos principais córregos da cidade. Além disso, serão construídas cinco estações elevatórias, para bombeamento dos efluentes nas regiões mais íngremes e duas novas ETEs, além da ampliação das de Barbosa Lage e Barreira do Triunfo.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3692-9179.


 

Imagens


 
 

+ novidades

 
 
 
 

>> Intranet

© 2010 - Cesama - Todos os direitos reservados . Termos de Uso

ato.interativo - agência web