Cesama - água é vida

Newsletter

Receba todas as novidades da Cesama.

 

Serviços

 

Publicado em: 10/09/18

Engenheiro da Cesama participa de livro virtual “Tópicos em Sustentabilidade e Conservação”

Engenheiro da Cesama participa de livro virtual “Tópicos em Sustentabilidade e Conservação”

O engenheiro da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), Ricardo Stahlschmidt, participou do livro “Tópicos em Sustentabilidade e Conservação”, escrevendo capítulo sobre o histórico do município no tratamento de esgoto. Lançada virtualmente e de forma independente, a publicação está disponível gratuitamente para download no site http://www.fazendatriqueda.com.br/. O material também pode ser acessado no link.

Segundo Ricardo, o convite para colaborar com o livro surgiu após sua participação no 6º Fórum Ambiental e Florestal de Juiz de Fora, realizado em 10 de agosto, no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF): “Foi grata surpresa saber que as palestras do fórum iriam se transformar em livro. Durante o processo de escrita, contei com o auxílio de colegas da companhia, como o engenheiro Paulo Valverde e a assistente social Patrícia Groppo, além da professora Valquíria Silva Machado e quatro alunas de uma rede de ensino superior, que desenvolveram trabalho sobre histórico do saneamento básico na cidade”.

Segundo Ricardo, a primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Juiz de Fora foi a do Bairro Barreira do Triunfo, construída no final da década de 1990, impulsionada pela chegada da fábrica da Mercedes Benz: “De lá para cá, muita coisa mudou. Foram muitos os desafios, mas a Cesama sempre buscou interagir com outras cidades, através de comitês temáticos, trocando experiências e se atualizando sobre o setor. Já em 2000, foi proposto o sistema de esgotamento sanitário da cidade, que possibilitou a implantação das ETEs Barbosa Lage e União-Indústria, inaugurada em março deste ano, como parte das obras de despoluição do Rio Paraibuna, com capacidade para tratar cerca de 70% do esgoto no município”.

Orçado em mais de R$ 130 milhões, o conjunto de obras de despoluição prevê, ainda, a construção de cinco estações elevatórias e a ampliação das ETEs Barbosa Lage e Barreira do Triunfo, além de uma nova estação, no Bairro Santa Luzia, cujo projeto foi aprovado pela Caixa Econômica Federal em agosto: “Além disso, a Cesama segue com seu programa contínuo de caça-esgoto, que consiste na separação das redes de esgoto das tubulações de águas pluviais. Essa iniciativa permite que o material seja devidamente coletado e encaminhado às ETEs para tratamento, livrando assim o rio e os córregos da poluição. É um trabalho muito importante, que terá impacto direto na preservação de toda a bacia do Rio Paraíba do Sul”.


* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3692-9179.


 

Imagens


 
 

+ novidades

 
 
 
 

>> Intranet

© 2010 - Cesama - Todos os direitos reservados . Termos de Uso

ato.interativo - agência web