Perguntas frequentes

1- Minha conta veio alta (com valor bem acima dos últimos meses). O que fazer?

A) Certifique-se que não houve nenhuma alteração na rotina (novos moradores, obra ou reforma, limpeza de grandes áreas, empréstimo a vizinhos, entre outras).

B) Verifique se a leitura do hidrômetro (números pretos) realmente corresponde à leitura feita pelo agente comercial no dia da emissão da conta, inclusive conferir SE HOUVE leitura ou se foi emitida por média. Caso a leitura não esteja correlata, anote os números pretos no verso da conta ou tire uma foto do visor do hidrômetro de forma que mostre a leitura e o número de série do equipamento (registrado abaixo do visor, em baixo relevo no metal) e leve até um posto de atendimento Cesama para que a leitura seja confirmada e a conta refeita.

C) Caso a leitura esteja condizente, o usuário deverá verificar a parte hidráulica interna do imóvel, conforme os testes sugeridos pela Cesama (o formulário de testes encontra-se no site) e preencher o verso respondendo as perguntas com o resultado de cada um dos testes. Com o formulário TOTALMENTE preenchido (leitura de retorno, respostas, assinatura), o usuário deve se dirigir a um posto de atendimento para que seja orientado quanto aos benefícios cabíveis em caso de vazamento interno e quanto à aferição do hidrômetro para conferência do bom funcionamento do aparelho.

2- Minha conta veio por média. O que fazer?

Verifique a leitura do hidrômetro, anote os números pretos no verso da conta ou tire uma foto do visor do hidrômetro de forma que mostre a leitura e o número de série do equipamento (registrado abaixo do visor, em baixo relevo no metal) e leve até um posto de atendimento Cesama para que a leitura seja confirmada e a conta refeita.

3- Não localizei minha conta. Como obtenho a segunda via?

A segunda via da conta pode ser retirada pelo site www.cesama.com.br, na opção "Serviços - Emissão de segunda via da conta" (você vai precisar informar a matrícula da sua conta), ou em um dos postos de atendimento da Cesama.

4- Gostaria de consultar o débito de um imóvel. Como e onde procurar?

Esta consulta poderá ser feita por meio de três canais de atendimento: site da Cesama; telefone 115 – Cesama Atende; ou pelo atendimento presencial nos postos de atendimento da companhia.

5- Depois de quanto tempo o imóvel pode ter a suspensão (corte) do fornecimento de água por falta de pagamento?

A falta de pagamento das faturas de água e/ou esgoto superior ao prazo de 30 dias expõe a unidade usuária (imóvel) à suspensão do abastecimento de água. Nas faturas mensais, é exibida a mensagem com aviso de débitos, caso existam.

6- Como faço pra comprovar que não tenho débitos com a Cesama?

O usuário pode solicitar uma Certidão Negativa de Débitos ou uma Declaração Negativa de Débitos em um dos postos de atendimento da Cesama, sendo que a primeira tem um custo, conforme tabela vigente, e é entregue no dia seguinte, enquanto a segunda é sem ônus e emitida no próprio atendimento.

7- A Cesama parcela débitos pendentes?

Sim. O parcelamento de contas pendentes é concedido somente ao proprietário ou representante legal do imóvel, mediante normas em vigor e análise de viabilidade. A negociação só pode ser realizada presencialmente, nos postos de atendimento, sendo necessária a apresentação de documentos pessoais.

8- O fornecimento do meu imóvel foi interrompido por falta de pagamento. Como faço para religar?

O usuário deverá pagar as contas vencidas e informar à Cesama, no atendimento presencial ou por meio do WhatsApp (32)99198-1136, enviando uma foto do comprovante de pagamento junto com a conta de água. O comprovante deve apresentar o número de autenticação legível e é preciso mostrar a parte superior da conta, com matrícula, referência e valor.

9- Como faço para alterar a data do vencimento da minha conta?

Esta consulta poderá ser feita por meio do telefone 115 (Cesama Atende) ou nos demais postos de atendimento da companhia. A Cesama disponibiliza até seis datas possíveis para vencimento em cada região da cidade.

10- Como incluir/excluir débito automático?

A solicitação para inclusão ou exclusão de débito automático é realizada diretamente no banco pelo usuário da conta. Bancos conveniados para débito automático:

  • 001 - Banco do Brasil;
  • 033 - Banespa/Santander;
  • 104 - Caixa Econômica Federal;
  • 237 - Bradesco;
  • 341 - Itaú;
  • 356 - Real;
  • 389 - Mercantil do Brasil;
  • 399 - HSBC;
  • 756 - BANCOOB / SICOOB.

11- Quero pedir uma ligação de água e/ou esgoto, como devo proceder?

  • Se for o proprietário do imóvel: Deve apresentar documento de propriedade, documento de identificação e CPF;
  • Se for o cônjuge do proprietário do imóvel: Deve apresentar certidão de casamento, documento de propriedade, documento de identificação e CPF dos dois cônjuges;
  • Se for algum terceiro: Deve apresentar autorização do proprietário (modelo de autorização no site), documento de propriedade, documento de identificação e CPF tanto do proprietário quanto do terceiro.

A) Sendo a primeira ligação do terreno, o usuário deve comparecer a um posto de atendimento:

B) Sendo mais uma ligação de água e/ou esgoto (nesta circunstância, não pode ter nenhum débito com a Cesama relativo a este terreno e ao atual titular/proprietário):

  • Proprietário do imóvel: se a conta existente já estiver no nome do cliente presente no atendimento, basta o documento de identificação e CPF. Se a conta não estiver em nome dele, deverá apresentar também o documento de propriedade. Se for um terceiro interessado, além da documentação citada, deverá levar a autorização do proprietário.

Obs: TODOS os documentos citados deverão ser apresentados com original e cópia, pois essas ficarão com a Cesama.

12- Como faço para passar minha conta de água para o meu nome?

Conforme as normas da Cesama, o titular da conta de água poderá ser o proprietário ou aquele que tiver da posse direta do imóvel (inquilino, herdeiro, cessionário, familiar que resida, entre outros). Para a alteração da titularidade, deve-se, portanto, apresentar documentação comprobatória de acordo com a circunstância:

  • Sendo o proprietário do imóvel: Documento de propriedade, documento de identificação e CPF;
  • Sendo cônjuge do proprietário do imóvel: Certidão de casamento, documento de propriedade, documento de identificação e CPF dos dois cônjuges;
  • Sendo inquilino: Autorização específica da Cesama em que assinam locador e locatário, contrato de locação, documento de identificação e CPF das duas partes;
  • Demais casos: Atendimento presencial na Agência de Atendimento da Cesama.

13- Onde posso encontrar um posto de atendimento da Cesama?

  • Agência de Atendimento da Cesama: Avenida Getúlio Vargas, 1001 - Centro (7h30 às 17h30) - Telefone: 115;
  • Espaço Cidadão Sul - PJF/Santa Luzia: Rua Porto das Flores, 270 (12h às 17h30) - Telefone: 3690-8289;
  • Espaço Cidadão Oeste - PJF/São Pedro: Rua Orestes Fabiano Alves, 65 (12h às 17h30) - Telefone: 3690-8285;
  • Espaço Cidadão Norte - PJF/Benfica: Avenida Inês Garcia, 357 (8h às 13h30) - Telefone: 3690-7877.

14- Vou entregar o imóvel. Como proceder para solicitar o consumo final?

Deve apresentar a leitura do hidrômetro do dia em que for comparecer à Agência de Atendimento da Cesama, juntamente com a identidade e o CPF. Somente o titular da conta (ou uma pessoa devidamente autorizada) poderá solicitar o serviço. Lembrando que não podem haver débitos ou cobranças a serem lançadas em conta para efetivação do serviço.

15- Meu imóvel está com falta d’água, como proceder?

Primeiramente, verifique se os registros de entrada de água estão realmente abertos. Se abertos e, mesmo assim, a água não estiver entrando, entre em contato telefônico com a Cesama, através do telefone 115.

16- Observei um vazamento de água ou esgoto na via, o que fazer?

O usuário deve ligar para o telefone 115 e informar o nome da rua e um número de imóvel próximo, bem como dar informações que poderão ser úteis para que a Cesama localize o problema e envie uma equipe para verificação e providências.

17- Como devo proceder para solicitar a análise de água de mina ou poço, para saber se ela é potável?

O usuário deve seguir as seguintes instruções.

18- Como faço para agendar uma visita técnica/educacional às instalações da Cesama?

O usuário deve seguir as seguintes instruções.

 

 

 

transparência