21/06/2021 Alta gestão da Cesama recebe curso de capacitação

Postado por: Cesama

Neste mês, a alta gestão da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) iniciou uma capacitação online da Fundação Dom Cabral. As aulas abordam temas como legislação societária e de mercado de capitais, divulgação de informações, controle interno e código de conduta, além da lei nº 12.846, a Lei Anticorrupção. Totalizando 16 horas, a iniciativa abrange a Diretoria Executiva da empresa, seus conselheiros fiscais e de administração, além de membros do seu Comitê de Auditoria Estatutário.

O diretor-presidente da Cesama, Júlio Teixeira, explicou que a capacitação é fruto do advento da lei nº 13.303 de 2016, conhecida como Lei das Estatais. “Ela estabelece que as sociedades de economia mista e empresas públicas, como a Cesama, deverão adotar uma série de práticas de gestão de riscos e controle interno. Daí a importância desse tipo de treinamento, que tem como objetivo a melhoria do serviço prestado a quem é de fato a dona da empresa, a população de Juiz de Fora”.

Já a presidente do Conselho de Administração da Cesama, Maria Helena Rodrigues, ressaltou a clareza e a precisão dos temas que estão sendo abordados ao longo da capacitação. “Um curso dessa natureza é fundamental para qualquer instituição, pois trabalha assuntos que irão garantir o adequado funcionamento dos sistemas, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade”, afirmou.

“Trata-se de um debate fundamental, seja nas empresas públicas ou privadas. No caso do setor público, essa questão é ainda mais relevante, uma vez que ele utiliza recursos oriundos da população”, avaliou a presidente do Conselho Fiscal da Cesama, Fernanda Finotti. “Vivemos tempos tumultuados e de isolamento social, em que muitas pessoas deixaram de adotar posturas socialmente corretas. No calor da rotina, quase não temos tempo para refletir sobre nossas atitudes. Por isso, cabe à governança promover a ética nas relações e estabelecer códigos de conduta”, destacou Fernanda, que, ao lado da alta gestão da companhia, também participou de um curso específico sobre o Código de Ética e Integridade da empresa, no dia 10 de junho, conduzido pelo Secretário Executivo do Conselho de Ética Pública do Estado de Minas Gerais (Conset/MG), Jonatan Agnelli.

Outras informações:
(32) 3692-9179 - Assessoria de Comunicação da Cesama.

transparência