Perguntas frequentes

1- Minha conta veio alta (com valor bem acima dos últimos meses). O que fazer?

A) Certifique-se que não houve nenhuma alteração na rotina (novos moradores, obra ou reforma, limpeza de grandes áreas, empréstimo a vizinhos, entre outras);

B) Verifique se a leitura do hidrômetro (números pretos) realmente corresponde à leitura feita pelo agente comercial no dia da emissão da conta, inclusive conferir SE HOUVE leitura ou se foi emitida por média. Caso a leitura não esteja correlata, anote os números pretos no verso da conta ou tire uma foto do visor do hidrômetro de forma que mostre a leitura e o número de série do equipamento (registrado abaixo do visor, em baixo relevo no metal) e leve até um posto de atendimento Cesama para que a leitura seja confirmada e a conta refeita;

C) Caso a leitura esteja condizente, o usuário deverá verificar a parte hidráulica interna do imóvel, conforme os testes sugeridos pela Cesama (o formulário de testes encontra-se no site) e preencher o verso respondendo as perguntas com o resultado de cada um dos testes. Com o formulário TOTALMENTE preenchido (leitura de retorno, respostas, assinatura), o usuário deve se dirigir a um posto de atendimento, após agendamento prévio, para que seja orientado quanto aos benefícios cabíveis em caso de vazamento interno e quanto à aferição do hidrômetro para conferência do bom funcionamento do aparelho. Outra opção, é entrar em contato pelo WhatsApp (32)98420-5399.

2- Minha conta veio por média. O que fazer?

Verifique a leitura do hidrômetro, anote os números pretos no verso da conta ou tire uma foto do visor do hidrômetro de forma que mostre a leitura e o número de série do equipamento (registrado abaixo do visor, em baixo relevo no metal) e leve até um posto de atendimento Cesama, após agendamento prévio, para que a leitura seja confirmada e a conta refeita. Outra opção, é entrar em contato pelo WhatsApp (32)98420-5399.

3- Não localizei minha conta. Como obtenho a segunda via?

A segunda via da conta pode ser retirada pelo site www.cesama.com.br ou pelo aplicativo da Agência Virtual da empresa.

4- Gostaria de consultar o débito de um imóvel. Como e onde procurar?

Esta consulta poderá ser feita por meio de três canais de atendimento: site da Cesama; telefone 115 (Cesama Atende); ou pelo atendimento presencial, após agendamento prévio, nos postos de atendimento da companhia. Outra opção, é acessar a Agência Virtual da empresa.

5- Depois de quanto tempo o imóvel pode ter a suspensão (corte) do fornecimento de água por falta de pagamento?

A falta de pagamento das faturas de água e/ou esgoto superior ao prazo de 30 dias expõe a unidade usuária (imóvel) à suspensão do abastecimento de água. Nas faturas mensais, é exibida a mensagem com aviso de débitos, caso existam.

6- Como faço pra comprovar que não tenho débitos com a Cesama?

O usuário pode solicitar uma Certidão Negativa de Débitos em um dos postos de atendimento da Cesama ou uma Declaração de Nada Consta na Agência Virtual da empresa, sendo que a primeira tem um custo, conforme tabela vigente, e é entregue no dia seguinte, enquanto a segunda é sem ônus.

7- A Cesama parcela débitos pendentes?

Sim. O parcelamento de contas pendentes é concedido somente ao proprietário ou representante legal do imóvel, mediante normas em vigor e análise de viabilidade. A negociação pode ser realizada presencialmente nos postos de atendimento, após agendamento prévio, sendo necessária a apresentação de documentos pessoais, ou através do WhatsApp (32)98420-5399.

8- O fornecimento do meu imóvel foi interrompido por falta de pagamento. Como faço para religar?

O usuário deverá pagar as contas vencidas e informar à Cesama, no atendimento presencial ou por meio do WhatsApp (32)98420-5399, enviando uma foto do comprovante de pagamento junto com a conta de água. O comprovante deve apresentar o número de autenticação legível e é preciso mostrar a parte superior da conta, com matrícula, referência e valor.

9- Como faço para alterar a data do vencimento da minha conta?

Esta consulta poderá ser feita por meio do telefone 115 (Cesama Atende), nos demais postos de atendimento da companhia, após agendamento prévio, ou através da Agência Virtual da empresa. A Cesama disponibiliza até seis datas possíveis para vencimento em cada região da cidade.

10- Como incluir/excluir débito automático?

A solicitação para inclusão ou exclusão de débito automático é realizada diretamente no banco pelo usuário da conta. Bancos conveniados para débito automático:

  • 001 - Banco do Brasil;
  • 033 - Santander;
  • 104 - Caixa Econômica Federal;
  • 237 - Bradesco;
  • 341 - Itaú;
  • 389 - Mercantil do Brasil;
  • 756 - Bancoob/Sicoob.

11- Quero pedir uma ligação de água e/ou esgoto, como devo proceder?

  • Se for o proprietário do imóvel: Deve apresentar documento de propriedade, documento de identificação e CPF;
  • Se for o cônjuge do proprietário do imóvel: Deve apresentar certidão de casamento, documento de propriedade, documento de identificação e CPF dos dois cônjuges;
  • Se for algum terceiro: Deve apresentar autorização do proprietário (modelo de autorização no site), documento de propriedade, documento de identificação e CPF tanto do proprietário quanto do terceiro.

A) Sendo a primeira ligação do terreno, o usuário deve comparecer a um posto de atendimento, após agendamento prévio, ou solicitar pelo WhatsApp (32)98420-5399.

B) Sendo mais uma ligação de água e/ou esgoto (nesta circunstância, não pode ter nenhum débito com a Cesama relativo a este terreno e ao atual titular/proprietário):

  • Proprietário do imóvel: se a conta existente já estiver no nome do cliente presente no atendimento, basta o documento de identificação e CPF. Se a conta não estiver em nome dele, deverá apresentar também o documento de propriedade. Se for um terceiro interessado, além da documentação citada, deverá levar a autorização do proprietário.

Obs: TODOS os documentos citados deverão ser apresentados com original e cópia, pois essas ficarão com a Cesama.

12- Como faço para passar minha conta de água para o meu nome?

O usuário deve comparecer a um posto de atendimento, após agendamento prévio, ou acessar a Agência Virtual da empresa. Conforme as normas da Cesama, o titular da conta de água poderá ser o proprietário ou aquele que tiver da posse direta do imóvel (inquilino, herdeiro, cessionário, familiar que resida, entre outros). Para a alteração da titularidade, deve-se, portanto, apresentar documentação comprobatória de acordo com a circunstância:

  • Sendo o proprietário do imóvel: Documento de propriedade, documento de identificação e CPF;
  • Sendo cônjuge do proprietário do imóvel: Certidão de casamento, documento de propriedade, documento de identificação e CPF dos dois cônjuges;
  • Sendo inquilino: Autorização específica da Cesama em que assinam locador e locatário, contrato de locação, documento de identificação e CPF das duas partes;
  • Demais casos: Atendimento presencial na Agência de Atendimento da Cesama.

13- Onde posso encontrar um posto de atendimento da Cesama?
       

O atendimento presencial está sendo realizado somente com agendamento, que pode ser feito por meio do 115 ou na própria Agência de Atendimento da Cesama: Avenida Getúlio Vargas, 1001 - Centro (7h30 às 17h30).

14- Vou entregar o imóvel. Como proceder para solicitar o consumo final?

O usuário deve comparecer a um posto de atendimento, após agendamento prévio, ou solicitar pelo WhatsApp (32)98420-5399. Ele deve apresentar a leitura do hidrômetro do dia, juntamente com a identidade e o CPF. Somente o titular da conta (ou uma pessoa devidamente autorizada) poderá solicitar o serviço. Lembrando que não podem haver débitos ou cobranças a serem lançadas em conta para efetivação do serviço.

15- Meu imóvel está com falta d’água, como proceder?

Primeiramente, verifique se os registros de entrada de água estão realmente abertos. Se abertos e, mesmo assim, a água não estiver entrando, entre em contato telefônico com a Cesama, através do telefone 115. Também é possível registrar a demanda através da página da Prefeitura Ágil da PJF.

16- Observei um vazamento de água ou esgoto na via, o que fazer?

O usuário deve ligar para o telefone 115 e informar o nome da rua e um número de imóvel próximo, bem como dar informações que poderão ser úteis para que a Cesama localize o problema e envie uma equipe para verificação e providências. Também é possível registrar a demanda através da página da Prefeitura Ágil da PJF.

17- Como devo proceder para solicitar a análise de água de mina ou poço, para saber se ela é potável?

O usuário deve seguir as seguintes instruções.

18- Como faço para agendar uma visita técnica/educacional às instalações da Cesama?

O usuário deve seguir as seguintes instruções.

 

transparência