19/04/2024 Alunas e professores do IF Sudeste ampliam conhecimento em visita técnica a estações de tratamento de esgoto

Postado por: Cesama

Conscientes de que é impossível pensar em uso racional da água sem considerar o destino dado a esse recurso vital, alunas e professores do curso de especialização em Sustentabilidade na Construção Civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais  (IF Sudeste), campus Juiz de Fora, participaram, na manhã desta sexta-feira, 19, de uma visita técnica às Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) Barbosa Lage e União-Indústria, administradas pela Companhia de Saneamento Municipal (Cesama). “Quando falamos de uso racional, são vários aspectos que precisam ser abordados, dentre eles o esgoto. Se desejamos ter água em quantidade e qualidade, sem o tratamento do resíduo, isso se torna inviável, destaca Vívian Gemiliano Pinto, professora do curso.

O foco da visita, de conhecer as duas ETEs, tem explicação. No caso de Barbosa Lage, os participantes puderam acompanhar de perto o funcionamento de uma unidade que utiliza tratamento aeróbio, ou seja, feito com a presença de oxigênio. Como vantagens desse método, estão o maior rendimento, a redução de odores e a maior absorção de substâncias mais difíceis de serem degradadas. Por outro lado, no entanto, trata-se de uma estrutura que necessita de uma área extensa para implantação, o que pôde ser visto pelos alunos na ETE União-Indústria. Nessa unidade, o sistema utilizado é o anaeróbio, que não utiliza oxigênio e que, embora mais lento, possui mecanização reduzida e baixo consumo energético, sendo, portanto, mais econômico.

A professora Vívian fez uma avaliação da visita. “Achei excelente. Estive aqui em 2018, sozinha, para conhecer e, voltando agora, percebi uma evolução surpreendente”. E ela exemplifica o motivo da boa impressão. “Ver, na ETE Barbosa Lage, a eficiência do reator de lodos ativados, borbulhante, sem nenhum odor. Fiquei muito feliz.”

Impressão compartilhada pelas engenheiras e arquitetas, alunas da especialização.  "Achei a visita espetacular. Foi uma grande oportunidade para ver de perto as tecnologias que aprendemos em sala de aula. Dá uma noção muito mais real de tudo que acontece, pois, muitas vezes, não imaginamos que são tantas etapas”, destacou a arquiteta Inês de Castro. Opinião compartilhada pela engenheira civil, Adelita Knupp. "Poder vivenciar o que aprendemos na teoria, ver na prática funcionando, foi um ganho de muito valor para a nossa disciplina e para a nossa vida. É pensar no que vamos deixar para o futuro."

Para a Cesama, visitas como essa também são muito positivas. "Mais do que uma forma de divulgação do nosso trabalho, estamos formando multiplicadores de como é o tratamento do esgoto e da importância da conscientização sobre o uso racional da água", concluiu Francisco Vicente de Oliveira Netto, da Coordenação de Processos de Tratamento (DETE) da companhia, responsável por acompanhar a visita.

Visite a Cesama

As visitas às unidades da companhia são realizadas com o objetivo de compartilhar informações acerca dos processos de tratamento da água para abastecimento humano e tratamento dos efluentes originados do esgotamento sanitário e, ainda, conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos. O agendamento pode ser feito por meio do site da empresa, no link.

Outras informações:

(32) 3692-9179 - Assessoria de Comunicação da Cesama

transparência