11/11/2021 Cesama conclui mais de 85% das obras da quarta adutora

Postado por: Cesama

A Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) já concluiu mais de 85% das obras da quarta adutora. A iniciativa prevê a implantação de um total de 7.500 metros de tubulações de ferro fundido, com 1.200 e 900 milímetros de diâmetro, dos quais 6.400 já foram executados. Orçada em R$ 35 milhões, a adutora tem previsão de conclusão para março de 2022.

O diretor de desenvolvimento e expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, explicou que a rede será uma nova alternativa para o abastecimento de todo o município, tendo função semelhante à da segunda adutora, que liga a Estação de Tratamento de Água (ETA) Marechal Castelo Branco até a região central. “Com a quarta adutora, iremos ampliar a capacidade de transporte da água entre as nossas unidades de produção e o centro, reforçando o sistema com uma vazão de mais mil litros por segundo”, previu.

Além de proporcionar maior estabilidade para o abastecimento da cidade como um todo, a adutora também foi projetada para otimizar os eventuais serviços de manutenção da Cesama, possuindo uma vida útil estimada em 70 anos.

A quarta adutora partirá da Estrada da Remonta, entre a ETA Marechal Castelo Branco e o bairro Parque das Torres, atravessando o Rio Paraibuna até o Acesso Norte, na divisa entre a comunidade de Barbosa Lage e o Colégio Militar, seguindo até Santa Terezinha e cortando novamente o Paraibuna, onde se interligará ao sistema de distribuição da Cesama.

Trânsito

Atualmente, os serviços estão focados na entrada do bairro Barbosa Lage, onde está sendo realizada a escavação de um terreno rochoso para a implantação do restante da tubulação. O fluxo de veículos no local segue no esquema “pare e siga”, das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira. Na próxima semana, serão realizadas intervenções no Rio Paraibuna e no Córrego Humaitá, para iniciar a fundação dos blocos de apoio da travessia em aço que cruzará os dois corpos hídricos.

Outras informações:

(32) 3692-9179 - Assessoria de Comunicação da Cesama

transparência