16/10/2019 Com reforma de filtros, Cesama opera com produção 17% menor na ETA “Castelo Branco”

Postado por: Leonardo

Em agosto, a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) iniciou a reforma dos filtros da Estação de Tratamento de Água (ETA) “Marechal Castelo Branco”, com intuito de incrementar o sistema de abastecimento no verão, quando o consumo de água aumenta cerca de 20%. Atualmente, o terceiro filtro da unidade, de um total de seis, está em manutenção e, por isso, a produção, ali, está com déficit de 17%. Como a previsão é de temperaturas elevadas para essa semana em Juiz de Fora, a Cesama orienta a população para a necessidade do uso consciente de água, evitando desperdícios.

Segundo o diretor de desenvolvimento e expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, a partir do quarto filtro da estação, os três que foram inicialmente reformados já compensam esse déficit: “Quando os trabalhos forem totalmente concluídos, a capacidade dos filtros dará salto de, no mínimo, 50%, passando de 800 litros por segundo (l/s) para 1.200 l/s, garantindo reforço no sistema de abastecimento de todo o Município”.

Marcelo explicou ainda que a Cesama está complementando o abastecimento da região da Cidade Alta com água vinda do sistema central da cidade, devido ao nível da Represa de São Pedro: “Como esse é um manancial de menor porte, precisamos poupá-lo. Com isso, acabamos direcionando parte da produção, que viria para o Centro, para aquela área. Por isso, a economia de água é importante neste momento”.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3692-9179.

transparência