Cesama - água é vida

Newsletter

Receba todas as novidades da Cesama.

?>
 

Serviços

Represa de São Pedro

A Represa de São Pedro está localizada na região oeste da cidade. O manancial é também conhecido como Represa dos Ingleses ou Cruzeiro de Santo Antônio e fica a 8 km da malha urbana. A represa localiza-se em área particular cedida através de contrato por exploração parcial pelo serviço público.

A bacia hidrográfica do curso hídrico ocupa uma área de 13 Km² e faz parte da bacia do Rio Paraíba do Sul. Seus principais afluentes são os córregos de São Pedro e Grota do Pinto. Possui localização privilegiada, principalmente pertencente à área de expansão urbana topograficamente elevada, além da importância paisagística, sendo um referencial da cidade.

A barragem de terra possui 200 m de comprimento e 5 m de altura. A área do espelho d'água é de 0,04 km². A ETA instalada no local produz cerca de 120 litros de água por segundo, variando de acordo com o nível da represa. Este manancial abastece, atualmente, cerca de 8% do município.

Este patrimônio encontra-se ameaçado por um processo de degradação por atividades incompatíveis pelas ocupações concentradas ao longo das planícies de inundação. Existem assoreamentos intensos em época de estiagem, quando a vazão é muito reduzida.

 

 

Fale Conosco

>> Intranet

© 2010 - Cesama - Todos os direitos reservados . Termos de Uso

ato.interativo - agência web