25/07/2019 30º Festival de Música Colonial - Coral Cesama se apresenta na escadaria do Cine-Theatro Central

Postado por: Cesama

Quem passou em frente ao Cine-Theatro Central no final da tarde de quarta-feira, 24, pôde assistir a uma apresentação do Coral Cesama, como parte do 30º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. Realizado pela Pró-Reitoria de Cultura (Procult) e pelo Centro Cultural Pró-Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o evento conta com concertos e oficinas diárias até domingo, 28. Confira aqui a programação completa.

O prefeito Antônio Almas esteve na apresentação e lembrou o fato de que acompanha o grupo desde a época em que era vereador, quando a Câmara Municipal de Juiz de Fora sediava a abertura de festivais de coros: “O Coral sempre abordou temas importantes, como a preservação dos recursos hídricos e a valorização da cultura afro. É um trabalho muito significativo, pois resgata a solidariedade em um momento de grande intolerância”.

Segundo a presidente do Coral Cesama, Creuza Aperibense, apresentar-se na rua é sempre gratificante, pois permite um contato direto com o público. “Dessa forma, conseguimos sentir a alegria no rosto de cada um. Ver a plateia cantando junto nos faz ter certeza de que cumprimos o nosso dever, pois o repertório foi aprovado. Algumas das músicas que cantamos aqui, inclusive, estarão no nosso novo concerto”, adiantou.

Sob a regência do maestro Victor Cassemiro, o grupo retornará ao Cine-Theatro Central no dia 5 de outubro, para a estreia do concerto “O Melhor dos Festivais da Canção”. A apresentação homenageará canções consagradas nos festivais dos anos 60, 70 e 80. A entrada é franca, e os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro, na semana do evento.

Mantido pela Cesama, o coral é associação sem fins lucrativos. Foi fundado em 1991, com objetivo de promover a conscientização ambiental, mantendo a água como maior diretriz, e divulgar a MPB, não deixando de lado o erudito, sacro, negro espiritual e folclore. Ao longo de sua história, já se apresentou em eventos de grande importância, como o Festival Três Fronteiras, com apresentações no Brasil, Argentina e Paraguai, e no Encanta Cruise, considerado o primeiro festival de corais em alto-mar do mundo.


Informações com a Assessoria de comunicação da Cesama pelo telefone 3692-9179.


 

transparência