18/03/2024 Cesama investe em curso para atuação mais precisa e humanizada na negociação e recuperação de clientes e dívidas

Postado por: Cesama

Minimizar os impactos da inadimplência e, consequentemente, preservar a saúde financeira da Cesama. Foi seguindo esse e outros objetivos que representantes da Procuradoria Jurídica (PJR), do Departamento Comercial (Deco) e de Faturamento e Corte (DEFC), além da Assessoria de Comunicação e Ouvidoria (ACO) da Companhia de Saneamento de Saneamento Municipal (Cesama) participaram, na última semana, de um curso sobre negociação e recuperação de clientes e receitas.  

Visando expandir o conhecimento dos participantes sobre termos, como cobrança, negociação e recuperação, sobretudo, na esfera do setor de saneamento, a capacitação foi conduzida por uma empresa terceirizada especializada no assunto. Por meio de teoria, muitos exemplos e dinâmicas práticas, o treinamento veio para auxiliar as equipes na condução de como comunicar, negociar e recuperar débitos em aberto. Tudo com o cuidado de resguardar a saúde do relacionamento entre as partes envolvidas.

Nesse princípio, explica o coordenador de Recuperação de Receitas (CCR), Vinícius Pereira Abranches, é de extrema importância a definição de um padrão de abordagens baseado na utilização de técnicas adequadas a cada perfil de cliente. “Isso aumenta as chances de sucesso na negociação, permitindo à Cesama elaborar um conjunto de estratégias, técnicas e habilidades capazes de ajudar a elaborar um modelo mais assertivo e eficaz”.

Segundo ele, os benefícios para a Cesama, com o curso, são inúmeros. “O contato com novas informações, técnicas e práticas adotadas por diversas empresas do setor de saneamento, tanto públicas como privadas, servirão como benchmarking e ponto de partida para processos de mudanças”, comemora Vinícius. Adicionado a isso, ele completa, está a adoção de “um processo de cobrança mais humanizado que, certamente, vão trazer melhores resultados à companhia e aos clientes.”

Conhecimento que não se limita à companhia. Além da atualização dos conhecimentos, as capacitações possibilitam “um momento de integração da equipe e gera uma reflexão em relação ao estágio que estamos e onde podemos chegar”, considera Vinícius. Uma das presenças no curso, a ouvidora da Cesama, Elisângela Ferreira concorda. “Quando conseguimos identificar o tipo de usuário e o que o levou a se tornar inadimplente, enxergando o outro com empatia, todos nós, sejam clientes, empresa ou empregados, saímos ganhando”.

Outras informações:
(32)3692-9179 - Assessoria de Comunicação da Cesama

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