25/03/2024 Participação da Cesama em encerramento da Semana da Água reforça compromisso e desafios

Postado por: Cesama

A participação da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), da Prefeitura de Juiz de Fora, no encerramento da Semana da Água, na manhã deste domingo, 24, no Parque da Lajinha, reforça seu envolvimento vital com esse recurso, mas também sua responsabilidade. Afinal, é graças ao trabalho diário da companhia que, atualmente, quase a totalidade da população da cidade tem acesso à água potável.

“Juiz de Fora vem fortemente investindo no provimento de água potável. Os dados recentes do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, revelaram que a cidade tem acesso universal a esse recurso natural, visto que esses índices ultrapassam os 95%”, afirmou, no discurso de encerramento do evento, a prefeita, Margarida Salomão.

Na fala, ela também destacou os avanços municipais na coleta e tratamento de esgoto. “Quando iniciamos este mandato, tínhamos 7% de esgoto tratado. Agora estamos chegando aos 45%, o que é um grande crescimento”. Mas segundo ela, “estamos na metade do caminho a percorrer.”

Na fala, a secretária de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas, Sesmaur, Aline da Rocha Junqueira, destacou o compromisso da atual gestão em não só comemorar, mas fazer entregas importantes à cidade nessas datas, como o Dia Mundial da Água. Após citar as conquistas, ela reforçou a importância de tantas “parcerias públicas e privadas de fomento ao meio ambiente.”

Alias, o convênio entre o Instituto Epros e a Cesama, juntos também com um estande no evento, exemplifica  a importância da união de esforços. “Nós estamos aqui hoje, mostrando nosso projeto de coleta de óleo de cozinha usado, pois sabemos que um único litro de óleo é capaz de contaminar 25 mil litros de água”, enfatiza Flávia David, presidente da instituição que, além da coleta desse resíduo, também tem como foco a educação ambiental. “Um dia como esse faz com que tenhamos uma maior amplitude sobre a conscientização do bom uso da água, mesmo sabendo que é um trabalho de formiguinha”.

Quem passou, ou melhor, passeou pelo Parque da Lajinha, neste domingo, comemorou a realização de iniciativas como essa. “O ser humano depende totalmente da água para sobreviver. Por isso, é tão importante divulgarmos e cuidarmos desse bem maior”, afirmou o consultor, Wilson Cirilo. O aposentado, Robson de Castro, concorda. “A água e o sol, na minha opinião, são as coisas mais importantes que temos na natureza. Sem a água, por exemplo, não há vida. Por isso, é tão importante cuidar das nascentes, fazer reuso da água e eventos como esse para atingir o maior número de pessoas nessa consciência”, concluiu.

Outras informações
(32) 3692-9179 - Assessoria de Comunicação da Cesama

transparência