Cesama - água é vida

Newsletter

Receba todas as novidades da Cesama.

?>
 

Serviços

 

Publicado em: 07/07/17

Despoluição do Rio Paraibuna - Morro do Imperador recebe 1.100 metros de novas redes

Despoluição do Rio Paraibuna - Morro do Imperador recebe 1.100 metros de novas redes

Além de livrar o nosso rio do esgoto, as obras de despoluição do Paraibuna, inciadas em agosto de 2013 pela Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), revitalizarão os principais córregos de cidade, entre eles, o São Pedro, que, a partir desta semana, recebe uma nova frente de trabalho da empresa. Os trabalhos estão focados na esquina da Estrada Engenheiro Gentil Forn com a Rua José Lourenço Kelmer, no Bairro Morro do Imperador, onde estão sendo implantados cerca de 1.100 metros de redes coletoras de esgoto, compostas por tubos de ferro fundido e manilhas de concreto, com 500 milímetros de diâmetro.

“Essa intervenção é parte integrante do Coletor São Pedro, que terá dez quilômetros de extensão e passará pelos bairros São Pedro, Marilândia, Martelos, Borboleta, Democrata, Mariano Procópio, Aeroporto, Santos Dumont e Vale do Ipê, onde finalizamos recentemente a implantação de mais 200 metros de redes na Rua Doutor Jamil Altaf”, explicou o diretor de desenvolvimento e expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, lembrando que a obra no Morro do Imperador deve ser concluída em novembro.

O volume coletado ao longo do córrego, um dos mais extensos de Juiz de Fora, será encaminhado para a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, que a Cesama finaliza no Bairro Granjas Bethel. “A ETE receberá o produto coletado na região central do município, com uma vazão de até 860 litros por segundo, tratando 65% do esgoto do município e dobrando a nossa capacidade de tratamento atual”, previu o diretor.

Orçado em R$ 130 milhões, o conjunto de obras de despoluição do Rio Paraibuna abrange a implantação de aproximadamente 40 quilômetros de tubulações ao longo das margens do rio e dos córregos São Pedro, Tapera, Matirumbide, d´Anta, Yung e Independência. Além disso, serão construídas cinco estações elevatórias para bombeamento dos efluentes nas regiões mais íngremes e duas novas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), uma no Bairro Granjas Bethel e outra em Santa Luzia, além da ampliação das ETEs Barbosa Lage e Barreira do Triunfo.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3692-9179. 


 

Imagens


 
 

+ novidades

 
 
 
 

>> Intranet

© 2010 - Cesama - Todos os direitos reservados . Termos de Uso

ato.interativo - agência web