Cesama - água é vida

Newsletter

Receba todas as novidades da Cesama.

 

Serviços

 

Publicado em: 21/02/18

Despoluição do Paraibuna - Novas estações elevatórias de esgoto serão testadas em março

Despoluição do Paraibuna - Novas estações elevatórias de esgoto serão testadas em março

Duas importantes unidades integrantes das obras de despoluição do Rio Paraibuna entrarão em fase de testes em março. A primeira delas é a estação elevatória de esgoto, que a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) implantou na Avenida Francisco Valadares, no Bairro Vila Ideal. A unidade será a maior das cinco elevatórias previstas no projeto e encaminhará os efluentes da região central até a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, que a companhia finaliza em Granjas Bethel.

Segundo o diretor de Desenvolvimento e Expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, no próximo mês a unidade será testada na parte elétrica: “Verificaremos o controle da estação e seus comandos, além do funcionamento dos motores e da telemetria. Na sequência, repetiremos esse mesmo procedimento na nova elevatória que construímos na Avenida Brasil, próxima ao Viaduto Augusto Franco.”

Interligadas por 2.800 metros de redes, as duas unidades terão como objetivo auxiliar no transporte do esgoto, através do terreno acidentado da cidade. “O volume, que antes era lançado nos córregos Tapera, Matirumbide e São Pedro, chegará até a estação da Avenida Brasil, seguirá por rede de recalque até a Avenida Francisco Valadares, e depois descerá, por gravidade, até a elevatória de Vila Ideal”, explicou o diretor.

Orçado em mais de R$ 130 milhões, o conjunto de obras de despoluição do Paraibuna abrange a implantação de aproximadamente 40 quilômetros de tubulações ao longo das margens do rio e dos principais córregos da cidade. Além disso, serão construídas duas novas ETEs, além da ampliação das de Barbosa Lage e Barreira do Triunfo.


* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama no telefone 3692-9179.


 

Imagens


 
 

+ novidades

 
 
 
 

>> Intranet

© 2010 - Cesama - Todos os direitos reservados . Termos de Uso

ato.interativo - agência web