Portal da Governança

Notícias

Cesama conclui o Projeto "Cesama 2020+"

Divulgado em 19/11/2020

A Companhia realizou ao final do mês de outubro a plenária de encerramento do Projeto “Cesama 2020+”, que teve como objetivo dar continuidade aos trabalhos iniciados no Projeto Governança, fazendo da Cesama uma empresa pública de excelência com princípios éticos, transparência, eficiência e qualidade. Os pilares do "Cesama 2020+" foram a gestão, os recursos e os projetos desenvolvidos, em alinhamento com o novo Planejamento Estratégico, atuando de forma estratégica, garantindo à companhia a correta aplicação dos seus recursos.

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, o evento ocorreu de forma virtual e contou com a participação dos membros dos órgãos estatutários - Conselho de Administração, Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Comitê de Auditoria Estatutário - que assistiram a apresentação dos resultados dos comitês que integram a iniciativa. Durante quase dois anos, cerca de 35 empregados se dedicaram ao projeto, implantando ações estratégicas em diversos setores da empresa para consolidação de sua governança corporativa.

 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
VEJA NO LINKED IN

 

Cesama divulga Carta Anual e Plano de Negócios

Divulgado em 03/02/2020

Em atendimento à Lei Federal n. 13.303/16 - Lei das Estatais - o Conselho de Administração da Cesama subscreve, anualmente, a Carta Anual de Políticas Públicas e de Governança Corporativa, contendo a explicitação dos compromissos de consecução de objetivos de políticas públicas pela Companhia, com definição clara dos recursos a serem empregados para o atendimento desses objetivos, bem como dos impactos econômico-financeiros de sua consecução, mensuráveis por meio de indicadores objetivos.

Na Carta Anual também constam informações relevantes da Companhia, em especial as relativas a atividades desenvolvidas, estrutura de controle, fatores de risco, dados econômico-financeiros, comentários dos administradores sobre o desempenho, políticas e práticas de governança corporativa e descrição da composição e da remuneração da administração. 

Ainda em cumprimento à Lei das Estatais, a Diretoria Executiva da Cesama elaborou o Plano de Negócios para o exercício 2020, cujo atendimento das metas e resultados é analisado anualmente pelo Conselho de Administração.

Conforme Estatuto Social da Cesama, as conclusões do Conselho de Administração acerca do atendimento das metas e resultados na execução do Plano de Negócios para o exercício 2019 encontram-se divulgadas na Carta Anual de 2020.

Os documentos podem ser acessados no Portal da Governança, na página Documentos de Governança, ou por meio dos links abaixo:

Carta Anual de Políticas Públicas e de Governança Corporativa - 2019

Plano de Negócios para o exercício 2020

 

Cesama promove capacitação para seus administradores

Divulgado em 24/12/2019

Nos dias 05 e 19 de novembro os Conselheiros de Administração e Fiscal, os membros da Diretoria Executiva e do Comitê de Auditoria Estatutário, e demais gerentes e assessores da Cesama realizaram o treinamento sobre as práticas de Governança Corporativa instituídas pela Lei Federal nº 13.303/16 (Lei das Estatais).

A capacitação foi conduzida pelos instrutores do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e segundo a Secretária de Goverança da Companhia, Edwiges Clemente de Oliveira, "o encontro nos permitiu compreender melhor a importância da estrutura de Governança Corporativa na empresa, definindo de forma precisa as responsabilidades de cada um no exercício da sua função".

A Companhia também promove anualmente a capacitação de todos os seus empregados, administradores e colaboradores sobre o seu “Código de Conduta Ética e Integridade”, que vem reforçar os valores éticos, de fidelidade ao interesse público, honestidade, boa-fé, legalidade e impessoalidade, além de atender à regulamentação da  Lei das Estatais. 

 

Assista aos vídeos sobre o encerramento do Projeto Governança

Divulgado em 25/09/2019

A Cesama concluiu em 2018 as ações propostas pelo Projeto Governança, que tinha por objetivo principal adequar a Companhia às alterações promovidas pela Lei Federal nº. 13.303/16 - Lei das Estatais.

Para consecução das ações propostas, os trabalhos foram divididos entre 13 Grupos, cada um com a responsabilidade de desenvolver e executar um plano de ação consistente, ao encontro dos objetivos traçados pelo Projeto Governança.

Assista aos cinco vídeos contendo depoimentos dos integrantes do Projeto, que tanto contribuiu para que a Cesama alcance a excelência na gestão pública.

Parte 1 Parte 2 Parte 3 Parte 4 Parte 5

 

 

 

Cesama lança Portal da Governança

Divulgado em 25/06/2019

A fim de conceder maior transparência às ações de governança corporativa da Cesama, foi inaugurado o Portal da Governança da companhia, um espaço dedicado à divulgação de informações e documentos institucionais da empresa.

No portal encontram-se disponíveis para consulta: as atas dos conselhos e comitês que compõem a estrutura de governança da Cesama, a agenda de reuniões ordinárias dos órgãos, o Estatuto Social da companhia e os regimentos dos conselhos e comitês, o Código de Conduta Ética e Integridade, além de documentos diversos, elaborados em atendimento aos principios da governança, bem como às exigências da Lei das Estatais (Lei Federal nº. 13.303/16).

Serão divulgadas, também, notícias diversas sobre a governança corporativa na companhia, e a atuação dos conselhos e comitês. Desta forma, pretende-se garantir que todos os atos praticados nesse novo contexto da Cesama sejam de absoluta transparência e conhecimento de todos os cidadãos.

transparência