Portal da Governança

Notícias

Cesama divulga Carta Anual e Plano de Negócios

Divulgado em 03/02/2020

Em atendimento à Lei Federal n. 13.303/16 - Lei das Estatais - o Conselho de Administração da Cesama subscreve, anualmente, a Carta Anual de Políticas Públicas e de Governança Corporativa, contendo a explicitação dos compromissos de consecução de objetivos de políticas públicas pela Companhia, com definição clara dos recursos a serem empregados para o atendimento desses objetivos, bem como dos impactos econômico-financeiros de sua consecução, mensuráveis por meio de indicadores objetivos.

Na Carta Anual também constam informações relevantes da Companhia, em especial as relativas a atividades desenvolvidas, estrutura de controle, fatores de risco, dados econômico-financeiros, comentários dos administradores sobre o desempenho, políticas e práticas de governança corporativa e descrição da composição e da remuneração da administração. 

Ainda em cumprimento à Lei das Estatais, a Diretoria Executiva da Cesama elaborou o Plano de Negócios para o exercício 2020, cujo atendimento das metas e resultados é analisado anualmente pelo Conselho de Administração.

Conforme Estatuto Social da Cesama, as conclusões do Conselho de Administração acerca do atendimento das metas e resultados na execução do Plano de Negócios para o exercício 2019 encontram-se divulgadas na Carta Anual de 2020.

Os documentos podem ser acessados no Portal da Governança, na página Documentos de Governança, ou por meio dos links abaixo:

Carta Anual de Políticas Públicas e de Governança Corporativa - 2019

Plano de Negócios para o exercício 2020

 

Cesama promove capacitação para seus administradores

Divulgado em 24/12/2019

Nos dias 05 e 19 de novembro os Conselheiros de Administração e Fiscal, os membros da Diretoria Executiva e do Comitê de Auditoria Estatutário, e demais gerentes e assessores da Cesama realizaram o treinamento sobre as práticas de Governança Corporativa instituídas pela Lei Federal nº 13.303/16 (Lei das Estatais).

A capacitação foi conduzida pelos instrutores do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e segundo a Secretária de Goverança da Companhia, Edwiges Clemente de Oliveira, "o encontro nos permitiu compreender melhor a importância da estrutura de Governança Corporativa na empresa, definindo de forma precisa as responsabilidades de cada um no exercício da sua função".

A Companhia também promove anualmente a capacitação de todos os seus empregados, administradores e colaboradores sobre o seu “Código de Conduta Ética e Integridade”, que vem reforçar os valores éticos, de fidelidade ao interesse público, honestidade, boa-fé, legalidade e impessoalidade, além de atender à regulamentação da  Lei das Estatais. 

 

Assista aos vídeos sobre o encerramento do Projeto Governança

Divulgado em 25/09/2019

A Cesama concluiu em 2018 as ações propostas pelo Projeto Governança, que tinha por objetivo principal adequar a Companhia às alterações promovidas pela Lei Federal nº. 13.303/16 - Lei das Estatais.

Para consecução das ações propostas, os trabalhos foram divididos entre 13 Grupos, cada um com a responsabilidade de desenvolver e executar um plano de ação consistente, ao encontro dos objetivos traçados pelo Projeto Governança.

Assista aos cinco vídeos contendo depoimentos dos integrantes do Projeto, que tanto contribuiu para que a Cesama alcance a excelência na gestão pública.

Parte 1 Parte 2 Parte 3 Parte 4 Parte 5

 

 

 

Cesama lança Portal da Governança

Divulgado em 25/06/2019

A fim de conceder maior transparência às ações de governança corporativa da Cesama, foi inaugurado o Portal da Governança da companhia, um espaço dedicado à divulgação de informações e documentos institucionais da empresa.

No portal encontram-se disponíveis para consulta: as atas dos conselhos e comitês que compõem a estrutura de governança da Cesama, a agenda de reuniões ordinárias dos órgãos, o Estatuto Social da companhia e os regimentos dos conselhos e comitês, o Código de Conduta Ética e Integridade, além de documentos diversos, elaborados em atendimento aos principios da governança, bem como às exigências da Lei das Estatais (Lei Federal nº. 13.303/16).

Serão divulgadas, também, notícias diversas sobre a governança corporativa na companhia, e a atuação dos conselhos e comitês. Desta forma, pretende-se garantir que todos os atos praticados nesse novo contexto da Cesama sejam de absoluta transparência e conhecimento de todos os cidadãos.

transparência