Missão, visão, valores, atribuições e números

 

Missão

Planejar e executar a prestação dos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto sanitário, no atendimento à universalização, à sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Visão

Ser uma empresa pública de excelência com princípios éticos, transparência, eficiência e qualidade.

Valores

Transparência, respeito às pessoas, ética, integridade, responsabilidade socioambiental e comprometimento.

 

Atribuições

A Cesama tem como principais atribuições planejar e executar os sistemas de água e esgoto de Juiz de Fora (MG). Atualmente, a companhia fornece água para a quase totalidade da população urbana de Juiz de Fora (96%), que possui 540.756 habitantes, segundo Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE). A coleta de esgoto também atende à grande maioria da população (99%).

Garantir a saúde e uma melhor qualidade de vida a um número cada vez maior de pessoas são preceitos básicos da Cesama. Desenvolver ações que contribuam para a preservação do meio ambiente, em especial dos recursos hídricos disponíveis no município, é outro objetivo que a Cesama vem perseguindo, com prioridade para a despoluição do rio Paraibuna.

 

Distribuição de água

Para atender a população urbana de Juiz de Fora, a Cesama conta com quatro mananciais: Chapéu d’Uvas, Doutor João Penido, São Pedro e Ribeirão do Espírito Santo.

Os sistemas de abastecimento são compostos por três Estações de Tratamento de Água (ETAs), grandes adutoras, reservatórios de pequeno, médio e grande portes, subadutoras, redes troncos e redes de distribuição propriamente ditas, além das ETAs compactas (Torreões, Valadares e Sarandira) além de poços artesianos em outros distritos e localidades. O volume mensal médio de produção de água potável é 1.626  litros por segundo.

De forma a garantir o abastecimento de água nas partes altas da cidade, a Cesama mantém em funcionamento estações elevatórias e reservatórios instalados em diversos bairros.

 

Principais unidades operacionais

ADUTORAS
- Adutora Chapéu d’Uvas:
17,5 km de extensão
Braço da adutora de Chapéu d'Uvas até ETA MCB - 6,5km
- 1ª Adutora (trecho em uso): 4,5 km de extensão
- 2ª Adutora: 9,7 km de extensão
- 3ª Adutora: 13,5 km de extensão
- 4ª Adutora: 7,5km de extensão

- Elevatórias de água: 167
- Reservatórios: 93 (capacidade de reservação 50.275 m³)
- ETAs: 6
- Poços artesianos: 13
- ETEs: 5
- Elevatórias de esgoto: 15
 

Controle de qualidade

O município de Juiz de Fora conta atualmente com seis sistemas produtores de água, todos eles operados pela Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), sendo que três deles se encontram na sede municipal e são abastecidos por quatro mananciais superficiais, conforme abaixo:
•    Sistema Dr. João Penido, que recebe e trata as águas provenientes da represa Dr. João Penido e da represa Chapéu D’uvas;
•    Sistema CDI-Walfrido Machado Mendonça, que recebe e trata as águas provenientes do ribeirão Espírito Santo e da represa Chapéu D’uvas;
•    Sistema São Pedro, que recebe e trata a água proveniente da represa dos Ingleses, também conhecida como represa São Pedro.

Os sistemas produtores possuem vários pontos de interligação, localizados tanto nas adutoras de água tratada quanto nos reservatórios e na rede de distribuição.
Para atendimento da população de Distritos e Núcleos Urbanos, o município conta ainda com dez sistemas produtores. Três desses sistemas realizam a captação e tratamento de águas provenientes de mananciais superficiais, sendo eles:
•    Sistema Torreões, que utiliza água do Ribeirão do Pião;
•    Sistema Valadares, que utiliza água do Ribeirão do Carmo;
•    Sistema Sarandira, que utiliza água de uma nascente afluente do córrego Ponte de Pita ou Santo Inácio.

Os outros sete sistemas utilizam mananciais subterrâneos para abastecimento público, realizando a captação de água por meio de poços profundos. São eles:
•    Distrito de Paula Lima;
•    Distrito de Dias Tavares;
•    Distrito de Rosário de Minas;
•    Distrito de Igrejinha;
•    Distrito de Caetés de Minas;
•    Distrito de Humaitá de Minas;
•    Náutico.

As Estações de Tratamento de Água (ETA) possuem laboratórios de controle de processo que monitoram as características da água em cada etapa do tratamento.

Além disso, a Cesama realiza o controle de qualidade da água, que envolve o monitoramento da água tratada na saída da ETA e no sistema de distribuição (reservatórios, em pontos estratégicos da rede, residências e pontos comerciais), buscando verificar se a mesma atende ao Anexo XX da Portaria de Consolidação n° 5/2017, alterado pela Portaria GM/MS Nº 888/2021 e pela Portaria GM/MS Nº 2472/2021 que estabelece procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

Números

 Índice de atendimento total à população  Água tratada: 96%   Coleta de esgoto: 99%
 Número de ligações  Água: 164.444    Esgoto: 161.059
 Volume de água consumido (micromedido)  2.751.589 m³ médio/mensal
 Volume de água produzido (macromedido)  4.274.272 m³ médio/mensal
 Economias - Água  288.985 unidades
 Economias - Esgoto  285.500 unidades
 Perdas acumuladas em 2022 (janeiro até agosto)  35,5%

Dados: Novembro de 2024

transparência