27/01/2023 Cesama automatiza sistema da ETA Walfrido Machado Mendonça

Postado por: Cesama

A Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) modernizou o sistema da Estação de Tratamento de Água Walfrido Machado Mendonça (ETA CDI), responsável pelo abastecimento de 40% do município. Agora, a unidade conta com 24 atuadores pneumáticos, que permitem que a limpeza dos filtros da estação seja executada de forma automática, sem a necessidade de trabalho braçal por parte dos seus operadores.

“Além de diminuir o esforço físico realizados pelos nossos empregados, a implantação dos atuadores reduz a manutenção e o tempo de parada das válvulas da unidade, aumentando assim a produção de água na estação e a confiabilidade do funcionamento da ETA’’, afirmou o chefe do Departamento de Manutenção Eletromecânica (Deme) da Cesama, Ronaldo Reis.

Representando um investimento de R$ 147 mil, a instalação do equipamento teve início em setembro de 2022. Agora, o Deme e o Departamento de Produção de Água (Depa) da Cesama irão analisar a viabilidade técnica para instalar o mesmo maquinário na ETA Marechal Castelo Branco. “Essa automatização é algo que temos avaliado desde 2017, quando começamos a estudar a tecnologia que outras empresas do país estavam utilizando. Trata-se do primeiro passo rumo a um sistema mais automatizado no futuro, impactando positivamente para a saúde dos nossos trabalhadores’’, explicou o chefe do Depa, Lucas Fernandes.

Já a chefe do Departamento de Saúde e Segurança no Trabalho (Dest) da empresa, Patrícia Groppo, lembrou que a inovação atende a uma orientação dos técnicos de segurança do trabalho, que nas visitas de inspeção pontuaram a necessidade de automatização do processo, indicando algumas possibilidades técnicas para implantação. “A equipe verificou que os operadores tinham que executar cerca de 60 voltas nos registros da ETA para realizar os procedimentos de abertura e fechamento, o que demandava um grande esforço físico. Desta forma, a automatização representa ganhos para saúde e qualidade de vida no trabalho”.

“Os novos atuadores vieram para facilitar bastante o nosso serviço. Graças a essa automatização, tivemos uma melhoria nas nossas condições de trabalho. Além de nos ajudar, a previsão é de que o maquinário também aumente a produtividade da estação”, comemorou o operador da ETA CDI, Luiz Antônio Leandro Franco.

 

Outras informações:
(32) 3692-9179 - Assessoria de Comunicação da Cesama

transparência