05/02/2024 Cesama dá inicio aos trabalhos da Auditoria do Acertar 2024 atenta ao cumprimento de prazos

Postado por: Cesama

Os cerca de 35 empregados de 15 áreas da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), designados para conduzir os trabalhos de preenchimento dos dados da Auditoria do Acertar 2024, têm prazo até 29 de fevereiro para concluir os cinco módulos do item treinamento. A capacitação encontra-se disponibilizada no site vamosacertar.com onde, por meio de um login e senha encaminhados por e-mail, os responsáveis devem acessar a nova plataforma desenvolvida para a realização dos cinco ciclos da auditoria.

Coordenadora do Comitê de Melhores Práticas, instituído desde 2021 para a condução dos trabalhos da Cesama no Acertar, Maristela Soranço explica a importância dessa formação. “Essa primeira etapa é muito importante para que as pessoas se familiarizem com o sistema, que é bastante intuitivo, e possam tirar dúvidas sobre a nova metodologia”. Isso porque, conforme ela completa, a auditoria, que vai avaliar os dados da Cesama de 2022, esse ano vai envolver mais áreas e processos. “Passamos de sete para 14 áreas, aumentando de 74 para 120 testes de confiança avaliados”, exemplifica.

Para auxiliar nessa condução, a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG) promoveu, no último dia 31 de janeiro, um treinamento on-line, com a participação de diretores da Cesama, sobre o gerenciamento da plataforma com demonstração prática de manipulação, como o preenchimento dos dados pelos setores e alinhamento de prazos. A partir desse encontro, os integrantes do Comitê, formado por Maristela e pelos empregados Mário Porto Filho (APR), Priscila Bastos (ARC), Celito Luz (GITI), Elisângela Balardin (DEFI), Fábio Almeida (DEMC) e José Ricardo Gomes (DEFC) fizeram uma reunião, que aconteceu na última sexta-feira, 2. “Nela, definimos as diretrizes do trabalho, dividindo os responsáveis para dar suporte a cada área quanto ao uso da plataforma”, conta Maristela.

E ela reforça que a conclusão dessa primeira etapa é fundamental para o bom andamento dos trabalhos dentro dos prazos previstos. “Em seguida ao treinamento, as equipes terão até o dia 31 de março para finalizar a etapa de diagnóstico, quando todos farão uma autoavaliação de seus processos”, conclui Maristela.

Resultados de ciclo anterior reforçam compromisso da Cesama com a avaliação

Alcançar bons resultados na Auditoria do Acertar 2024 é uma premissa importante para a Cesama. Isso porque, no terceiro e último ciclo avaliado, com base em um comparativo de resultados de 2020 e 2021, a companhia foi destaque com mais de 130% de evolução. “O Acertar é uma metodologia, instituída pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, que visa verificar a confiabilidade dos lançamentos feitos no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS)”, explica o integrante do Comitê de Melhores Práticas e assessor de Planejamento e Regulação (APR), Mário de Araújo Porto Filho. Um documento com impacto em todo setor de saneamento, afinal verifica a qualidade das informações fornecidas pelas empresas do setor sobre abastecimento de água e esgotamento sanitário no país.

transparência