16/12/2025 Chuva intensa provoca alagamentos e mobiliza forças da Prefeitura em Juiz de Fora

Postado por: Cesama

*Atualizado às 14h09, do dia 16/12


Juiz de Fora registrou uma chuva de volume muito forte na noite desta segunda-feira, 15: em apenas duas horas o pluviômetro do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), localizado no bairro Linhares, marcava 110,33 mm de chuva. O volume foi alto em diversos pontos da cidade:  Santa Rita (104,2 mm); Centro (97,39 mm); Grama (81,97 mm); Represa (80,42 mm); São Judas Tadeu (79,86 mm), e Filgueiras (71,23mm). 


A Defesa Civil registrou 123 ocorrências, até às 14h desta terça-feira, 16, em Juiz de Fora. Foram 50 de alagamentos; 30 de escorregamento de talude; 21 de inundação; quatro de orientação técnica preventiva; quatro em função de ruas danificadas; três de desabamento de muros de divisa; três de desabamento parcial de edificação; duas ocorrências de ameaças de escorregamentos de talude; duas de desabamento de muro de contenção; uma de ameaça de desabamento de muro de contenção; uma de ameaça de desabamento de muro de divisa; e uma de trinca em parede. O órgão segue monitorando a cidade em tempo real através da Sala de Situação e orienta que a população evite áreas com histórico de alagamentos e permaneça atenta a sinais que possam indicar risco de deslizamentos, como trincas, rachaduras, deformações em estruturas e dificuldade para abrir portas e janelas. Em caso de emergência, disque 199.

Toda a estrutura da Prefeitura de Juiz de Fora atua de forma integrada para mitigar os impactos e garantir a segurança da população. Equipes da Defesa Civil, da Secretaria de Mobilidade Urbana, do Departamento Municipal de Limpeza Urbana, da Secretaria de Obras, da Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanidades e da Companhia de Saneamento Municipal trabalharam ao longo da madrugada para restabelecer a mobilidade e os serviços urbanos. Também em razão das fortes chuvas desta tarde em Juiz de Fora, o Rio Paraibuna subiu dois metros, alcançando 3,2 metros. No bairro Manoel Honório, na Rua Prof. Francisco Faria próximo a esquina Rua Eugênio Fontaia, uma grande erosão foi aberta em função das águas e o trânsito foi interditado na região.

Na manhã desta terça-feira, 16, a Cesama conta com cerca de 20 empregados empenhados, exclusivamente, nos trabalhos de contenção de danos em virtude das chuvas, verificando a integridade das redes de água e esgoto em pontos mais afetados. Além disso, a equipe do departamento elétrico da companhia atua no restabelecimento das bombas do Mergulhão. O Demlurb disponibilizou 14 equipes, mobilizando mais de 200 servidores. As ações contaram ainda com o apoio de dois caminhões-pipa, que atuaram tanto na noite desta segunda-feira, 15, quanto na manhã desta terça-feira, 16. No total, cerca de 13 caminhões caçamba foram empregados no recolhimento de resíduos. Mais de 70 servidores da Secretaria de Obras estão envolvidos nos trabalhos de limpeza mecanizada, principalmente nos bairros Linhares e Vitorino Braga, além da sucção e limpeza das bocas de lobo nas áreas afetadas. Outras equipes realizam vistorias e atuam em diversos locais pela cidade identificando pontos para reparo.

A Prefeitura de Juiz de Fora informa que atua na limpeza das ruas dos bairros Linhares e Vitorino Braga desde as primeiras horas desta terça-feira, 16. Nesta manhã, equipes do Demlurb contribuem com moradores na limpeza das casas afetadas pelas chuvas. O departamento solicitou que esses moradores depositem nas ruas os mobiliários danificados pela chuva para recolhimento, o que está sendo feito durante esta terça-feira, 16. 

Impactos no trânsito

Em função dos alagamentos que atingiram a região, o  trânsito de veiculos no Mergulhão foi suspenso entre o início da noite desta segunda-feira, 15, e liberado totalmente por volta das 11h da manhã desta terça-feira, 16. 

Equipes da SMU atuaram no início da manhã na orientação do trânsito nas vias: Marechal Setembrino de Carvalho, Ladeira; avenida Juiz de Fora, Grama; rua Agassis, Mariano Procópio; rua Silva Jardim, Centro; Avenida Brasil com Viaduto Hélio Fadel, Centro; Avenida dos Andradas, Morro da Glória; Rua Floriano Peixoto com Avenida Barão do Rio Branco, Centro e na rua Marechal Floriano Peixoto, Centro

transparência