17/07/2024 Encontro inicia série de ações do Dest para valorização das equipes das ETEs e ETAs

Postado por: Cesama

Divididos em três equipes, cerca de 50 empregados das Estações de Tratamento de Água (ETAs) e Esgoto (ETEs) se reuniram no auditório da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), nos dias 10, 11 e 12 de julho, para participarem do “Momento Segurança das Estações”. Resultado de uma campanha com esse nome, realizada pelo Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho (Dest) da companhia, a iniciativa teve dois objetivos: promover um maior acolhimento e cuidado com as equipes que trabalham nessas unidades e compartilhar algumas orientações para garantir, cada vez mais, a segurança dos empregados no ambiente de trabalho.

Como base para a apresentação, os resultados obtidos no projeto “Dedo de Prosa”, realizado pela equipe de Serviço Social do Dest, no ano de 2023, percorrendo as ETAs e ETEs para “conhecer mais cada trabalhador, suas histórias de vida e profissional, suas demandas e desafios”, explicou a chefe do departamento, Patrícia Groppo. A assistente social, Luciana Tirapani, completa. “Foi uma grande oportunidade para promover um espaço de voz e fala para esses empregados e, ao mesmo tempo, fornecer, para o Serviço Social, dados estatísticos que possam orientar ações de melhoria as condições de trabalho.”

Mas, segundo Patrícia, o foco nas equipes das ETAs e ETEs não foi por acaso. “É fundamental conhecer os empregados que atuam nesses locais e suas demandas, visto que, muitas vezes, pelo perfil da atividade, trabalhando em turnos noturnos ou em locais mais isolados, eles acabam não tendo contato com o restante da empresa, sendo necessário estabelecer estratégias de integração.”

Pensamento que motivou a presença do psicólogo do Dest, Wanderson Lacerda, que realizou um momento de reflexão junto aos participantes. “Mesmo em um curto espaço de tempo, procuramos passar para eles a importância do entrosamento da equipe e reforçar a noção de pertencimento no contexto da empresa, já que, muitas vezes, são empregados que, pelo perfil do trabalho, passam longos períodos sem contato com outros colegas e com a empresa, não sendo conhecidos ou reconhecidos por quase ninguém.”

Foi a partir daí, inclusive, que os temas desse primeiro encontro, que integra uma série de ações que estão sendo implantadas pelo Dest,  foram traçados. “Embora as palavras acolhimento e cuidados sejam muito usadas, de forma geral, trata-se de termos técnicos, com definições muito claras e muito importantes de serem aplicados no ambiente de trabalho, seja qual for a hieraquia”, resume Patrícia. Já sobre a segurança do trabalho, segundo foco do encontro, o objetivo foi de “prestar algumas orientações para alinhar o que precisa acontecer nos processos de trabalho”.

Enriquecendo a programação, os empregados também receberam orientações práticas sobre como acessar os serviços de manutenção de bens móveis e prediais e sobre recursos de Tecnologia da Informação, ferramentas que podem auxiliar os processos de trabalho.  E não parou por aí. “Finalizamos com orientações sobre os riscos das atividades nas estações, os principais cuidados em relação do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e informações sobre acidente de trabalho”, enumerou Patrícia.

Uma das presenças no encontro, Celso Lopes, operador da ETA Valadares, avaliou a oportunidade. “Tenho 21 anos de Cesama e, atualmente, se eu conhecer 70 funcionários dos quase 500 da companhia, é muito porque, devido à nossa atividade, acabamos ficando mais isolados.” Nesse sentido, ele completa, o encontro foi muito valioso, como “forma de aprender e de estreitar os laços, especialmente com os mais novos que estão chegando agora.”

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