25/03/2022 Obras para reforço do abastecimento do Bairu e região estão em fase final de implantação

Postado por: Cesama

 

Já está em fase final a implantação de 1,7 quilômetro da rede que irá reforçar o abastecimento de água do Bairu e região. A Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) já concluiu 95% da nova tubulação, cujos trabalhos, atualmente, estão focados na Garganta do Dilermando, na Avenida Barão do Rio Branco, entre os bairros Manoel Honório e Quintas das Avenidas. O trânsito no local, no sentido bairro-Centro, está parcialmente interditado.

A rede conta com tubos de ferro fundido, com 350 milímetros de diâmetro e, na sequência, a equipe voltará para a Avenida Rui Barbosa para concluir a implantação naquele trecho. O assentamento da tubulação foi iniciado na Rua Santa Terezinha, logo após nas ruas José Eutrópio e Tenente Luiz de Freitas, passando pela Avenida Rui Barbosa e pelas ruas Alencar Tristão e Paracatu.

As obras incluem, também, a construção de uma nova estação elevatória de água no Bairro Santa Terezinha. Atualmente, a companhia executa as paredes da casa de bombas e subestação da unidade. Representando um investimento de mais de R$ 4 milhões, o conjunto de intervenções tem previsão de conclusão para o segundo semestre de 2022.

“A elevatória e a nova rede de água irão reforçar o abastecimento nas comunidades de Bairu, Bandeirantes, Bom Clima, Quintas da Avenida, Nossa Senhora das Graças, Eldorado, Progresso, Marumbi e Santa Paula. Com isso, o sistema da região ficará mais independente e ágil, pois a água poderá ser distribuída sem ter que passar pelo Reservatório Henrique de Novaes”, detalhou o diretor de desenvolvimento e expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral.

A rede irá transportar água da nova elevatória, que conta com um conjunto motobomba com potência de 175 cavalo-vapor (cv), para a tubulação existente no cruzamento entre a Avenida Barão do Rio Branco, Centro, e a Rua Paracatu, no Bairro Santa Terezinha. Desse ponto, a água seguirá até os novos reservatórios da companhia na Rua Jacob Antônio Scoralick, na parte alta do Bairu.

Outras informações:

(32) 3692-9179 - Assessoria de Comunicação da Cesama

transparência