02/12/2025 PDTI da Cesama marca novo ciclo de inovação e governança na companhia

Postado por: Cesama

A Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) apresentou, na última semana, o resultado de 18 meses de um intenso trabalho realizado em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF): o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI). Lançado por meio de um workshop dividido em três sessões, ao longo de dois dias, o encontro reuniu lideranças de diversas áreas da companhia e apresentou um diagnóstico completo e diretrizes futuras, fortalecidas por práticas de governança, que vão orientar a Cesama nos próximos anos.

Na abertura do evento, o gerente de Inovação e Tecnologia da Informação (GITI), Celito Luz, destacou que o PDTI representa um marco para a Cesama. Segundo ele, em termos de impacto institucional, trata-se de uma transformação comparável ao processo de adequação à Lei nº 13.303/2016, que exigiu a reorganização de diversos setores da empresa. No entanto, ele pondera, há um diferencial importante: “O PDTI não surge apenas como resposta a uma exigência externa. Ele nasce dentro da Cesama e vai aumentar nossa eficiência, agilidade e qualidade dos processos.”

A realização do workshop também não foi por acaso. Segundo Celito, a transformação digital vai muito além da implantação de ferramentas tecnológicas. Ela exige a participação das pessoas, uma mudança cultural, o fortalecimento da capacidade de liderança e a adoção de uma gestão orientada por dados. “Tecnologia sozinha não faz nada. Precisamos evoluir como líderes, transformar a maneira de como tomamos decisões, deixar de ser apenas gestores de tarefas e atuar como gestores de alta performance. Com dados organizados, vamos tomar decisões mais assertivas, medir gargalos, corrigir rotas e entregar mais valor.”

Integrante da equipe da UFJF responsável pela elaboração do PDTI e pela condução do workshop, o professor doutor Guilherme Márcio explicou as etapas percorridas para a construção do plano, que envolveram visitas setoriais, entrevistas, análises de infraestrutura e um profundo mapeamento de processos. “Tivemos a oportunidade de conhecer a Cesama por dentro, entender suas dores e diagnosticar as situações na raiz. Isso nos permitiu propor um plano aderente, capaz de pavimentar o caminho para a disrupção. Chegamos a mais de 14 ações objetivas, capazes de mudar a forma como a companhia administra seus projetos.”

Nesse levantamento, destacou ele, o trabalho avançou por quatro fases principais — diagnóstico, definição de requisitos, análise de mercado e construção do portfólio —, resultando em um conjunto de iniciativas que compõem um robusto plano diretor. “Sabemos que a Cesama possui uma estrutura grande e complexa. Por isso, precisamos de um escritório de valor e de uma governança preparada para conduzir esse processo de forma contínua. O PDTI olha para a empresa dos próximos cinco a dez anos.”

Na área de segurança e infraestrutura, o professor doutor Matheus Alberto, também da UFJF, reforçou que o estudo contou com análises rigorosas, considerando requisitos, dados, cibersegurança e infraestrutura. “O produto que entregamos é resultado direto da colaboração da companhia.” Ele destacou ainda os objetivos centrais que orientaram o plano: aumentar a eficiência corporativa, promover a substituição e atualização de sistemas, elevar a confiabilidade e disponibilidade dos serviços de Tecnologia da Informação (TI) e gerar valor por meio do uso inteligente dos dados. “Queremos diminuir gargalos, garantir a disponibilidade dos sistemas e transformar dados em valor real para a companhia, ajudando a Cesama a dar um salto de qualidade.”

Também integrante da equipe da UFJF, o professor doutor Marco Coghi concluiu ressaltando o papel estratégico da governança. “A internet encurtou o ciclo dos projetos. O que antes demorava anos agora precisa ser pensado e executado em meses. Precisamos de uma governança focada em resultados, para garantir que os projetos não fiquem na gaveta. O PDTI é o rumo que orienta esse caminho.”

transparência