31/05/2022 Prefeita inaugura nova estação elevatória de esgoto Independência

Postado por: Cesama

No dia do seu aniversário, Juiz de Fora ganha um presente muito esperado: um salto no índice de tratamento de esgoto de 7,5% para 31%. Nesta terça-feira, 31, a prefeita Margarida Salomão inaugurou a estação elevatória Independência, localizada ao lado do Viaduto Augusto Franco, no Centro. Parte integrante das obras de despoluição do Rio Paraibuna, a unidade irá bombear, inicialmente, 200 litros de esgoto por segundo para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, no Bairro Granjas Bethel.
 

Margarida lembrou que quem retomou os investimentos em saneamento no país foi o Presidente Lula, liberando recursos federais que, através da Caixa Econômica Federal (CEF), tornaram possíveis as obras de despoluição do Paraibuna. “É uma obra demorada, que começou há 35 anos, mas que vai nos permitir multiplicar a capacidade de purificação das águas do nosso rio. São ações que a população não vê, pois ficam debaixo da terra, porém, irão ajudar Juiz de Fora a trabalhar em um novo patamar de desenvolvimento urbano, honrando seus 172 anos de vida”, avaliou.

Segundo o diretor-presidente da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), Júlio César Teixeira, o esgoto encaminhado pela nova elevatória virá de bairros como Dom Bosco, Cascatinha, São Mateus, Paineiras, entre outros. “Até o final do ano, nossa estimativa é chegar até 47% de esgoto tratado no município, incluindo toda parte central da cidade. Meu muito obrigado aos funcionários da Cesama, que assumiram essa missão e ajudaram a transformar este sonho em realidade. Meu agradecimento especial também à prefeita Margarida Salomão, porque, sem a sua determinação e vontade política, não teríamos conseguido chegar até aqui”.
 

“Desde o primeiro dia, a prefeita sabe que pode contar comigo. Ano passado, passamos várias matérias importantes na Câmara. Hoje, Juiz de Fora faz aniversário, mas é toda a população que está ganhando vários presentes. A cidade voltou a respirar”, elogiou o vereador Tiago Bonecão, representando a Câmara Municipal de Juiz de Fora.
 

Obras de despoluição
 

Além da inauguração da nova elevatória, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) também retomou os trabalhos de implantação de 3.862 metros de tubulações do coletor tronco de esgoto do Córrego Tapera, que passa pelos bairros Bom Clima, Bandeirantes, Eldorado e Santa Terezinha. Também foi homologada a licitação para contratação da empresa que irá implantar coletores no Córrego Santa Luzia, permitindo que o volume captado seja encaminhado para a ETE Santa Luzia, cujo projeto de construção está sendo revisado por solicitação da Caixa Econômica Federal (CEF).
 

Orçado em mais de R$ 130 milhões, o conjunto de obras de despoluição do Rio Paraibuna abrange a implantação de 40 mil metros de redes nas margens do rio e intervenções nos córregos Tapera, Matirumbide, Yung, São Pedro, Danta e Independência. Além da ETE União-Indústria, já em operação, e da ETE Santa Luzia, a iniciativa ainda inclui a ampliação da ETE Barbosa Lage e a construção de cinco estações elevatórias de esgoto.
 

Outras informações:

(32) 3692-9179 - Assessoria de Comunicação da Cesama

Foto: Carlos Mendonça

transparência