13/04/2022 Prefeitura beneficia 1.498 novas famílias com desconto de 50% nas contas de água e esgoto

Postado por: Cesama

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) incluiu 1.498 novas famílias como beneficiárias da Tarifa Social, que concede um desconto de 50% nas contas de água e esgoto. Isso foi possível após um esforço conjunto entre a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) e Secretaria de Assistência Social (SAS), por meio do cruzamento de dados de usuários da companhia e de inscritos no Programa CadÚnico. O desconto vale a partir desta quarta-feira, 13, e incidirá sobre as contas emitidas de agora em diante, representando um alívio no bolso dessas famílias.

A prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, destaca que, sendo uma empresa 100% pública e municipal, é justo que a Cesama priorize, entre suas finalidades, garantir à população seus direitos. "A população inscrita no CadÚnico, mais vulnerável, que tem mais dificuldade de acessar seus direitos sociais, inclusive os serviços de água e esgoto, deve, de fato, ser beneficiada pela Tarifa Social. Estamos muito felizes que a companhia esteja cumprindo seu dever e eu cumprimento a direção da empresa, na pessoa do professor Júlio Teixeira, certos de que prosseguiremos avançando rumo à universalização do saneamento em Juiz de Fora, tal como previsto constitucionalmente".

"Em 2021, a Cesama possuía 7.190 beneficiários da Tarifa Social. A partir da Resolução Arisb nº 163, de setembro de 2021, procuramos a SAS para obtenção dos inscritos no CadÚnico e, de posse dessa relação, em um trabalho minucioso da Assessoria de Planejamento Estratégico e Controladoria da Cesama, foi feito o cruzamento das informações. Verificamos que 1.498 famílias constavam do CadÚnico, mas não eram beneficiadas pela Tarifa Social. Assim, administrativamente, a empresa fez a inclusão dessas famílias, resultando em um aumento de 21% no número total de beneficiários, o que é muito significativo", afirma o diretor-presidente da Cesama, Júlio César Teixeira.

Para ter acesso à Tarifa Social, é preciso que o imóvel esteja classificado como Residencial e que a família esteja cadastrada no CadÚnico para programas sociais. Por isso, é importante manter o cadastro sempre atualizado. A renda mensal familiar, por pessoa, deve ser menor ou igual a meio salário mínimo vigente, o que corresponde, atualmente, a R$ 606. Para solicitar o benefício, basta ligar para o 115 da Cesama e agendar um horário na Agência de Atendimento da companhia. No dia marcado, o usuário deve apresentar: folha resumo do CadÚnico, documento de identificação, comprovante de endereço e conta de água e esgoto recente. A solicitação também pode ser feita por meio do Whatsapp 99198-1136, selecionando a opção 8: Requerimento do desconto da Tarifa Social.

transparência