30/11/2022 Cesama conclui projeto “Banco de Talentos” formando 24 empregados em curso de MBA

Postado por: Cesama

Nesta terça-feira, 29, os 24 empregados da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) que participaram do projeto “Banco de Talentos” receberam os certificados de conclusão de um curso de MBA sobre Gestão Estratégica e Formação de Lideranças para o Setor Público. O evento foi realizado no auditório da companhia e marcou a conclusão da iniciativa, lançada pela Cesama em abril de 2019, que teve como objetivo capacitar funcionários com perfil de liderança e gerenciamento com foco em resultados.

A primeira etapa do projeto contou com um extenso processo seletivo, abrangendo 88 empregados inscritos, com avaliações escritas, psicológicas e entrevistas, realizadas pela empresa Talent Hunter. Na sequência, 24 trabalhadores foram selecionados para participar de um curso de MBA com 360 horas, ministrado pelo Centro Universitário do Sul de Minas (Unis/MG), com foco nas áreas de gestão estratégica, pessoas e ambientes organizacionais. O curso teve início em fevereiro de 2021 e foi concluído em junho de 2022, quando os participantes tiveram a oportunidade de apresentar projetos voltados para as atividades da companhia.

“Imagino os desafios pelos quais vocês passaram, pois, em virtude da pandemia, o curso, que originalmente era presencial, teve que se adaptar ao modelo de ensino à distância, que exige muito mais concentração e dedicação. Por isso, parabéns, porque vocês estão se qualificando para um mundo em transição. A mudança tecnológica é muito rápida e a sobrevivência no mercado de trabalho depende da nossa capacidade de absorver novas ferramentas e trilhar novos caminhos”, avaliou o diretor-presidente da Cesama, Júlio César Teixeira.

Segundo a gerente de administração e recursos humanos da Cesama, Renata Fernandes, o engajamento dos participantes superou as expectativas da companhia, visto que todos obtiveram índices de aproveitamento acima de 80%. “Pedi à turma que também fizesse um balanço do curso, citando seus pontos positivos e negativos. Esse material será utilizado como base para uma segunda edição do projeto, que será apresentada em 2023 para a nossa diretoria”, previu a gerente, lembrando que a iniciativa representou um investimento de cerca de R$ 200 mil em capacitação.

Para a técnica em saneamento do Departamento de Tratamento de Água (Deta) da Cesama, Grazielle Rodrigues, os participantes do “Banco de Talentos” encararam o projeto como uma grande oportunidade, seja de retomar os estudos, se desenvolver pessoalmente ou de conhecer outros departamentos: “Gabriel Garcia Marques disse que ‘ninguém rouba o que você viveu’. Vou parafraseá-lo, dizendo que ‘ninguém rouba o que você aprendeu’. Com o ‘Banco de Talentos’ aprendemos que liderança pode ser um talento natural, mas também pode ser uma habilidade a ser desenvolvida’’, afirmou.

“Hoje é a conclusão de uma etapa importante e o início de outra. Chegar aqui não foi fácil, mas quase nada na vida é. Agora, vamos carregar conosco para sempre o aprendizado adquirido. O sucesso de um projeto depende do empenho da sua equipe e cada um de vocês provou ser um elemento valioso e indispensável para esta conquista”, agradeceu o assessor da Gerência de Administração e Recursos Humanos (GARH) da Cesama, Leandro Cotta.
 

Outras informações:
(32) 3692-9179 - Assessoria de Comunicação da Cesama

transparência