30/07/2025 Cesama ganha destaque nacional em congresso de saneamento e integra diretoria da Assemae

Postado por: Cesama

A Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) reforçou sua projeção no cenário nacional durante o 53º Congresso da Assemae – Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento –, realizado no início de julho, em Caldas Novas (GO). Um dos principais resultados do evento foi a eleição do diretor-presidente da Cesama, Lincoln Santos Lima, como segundo secretário do Conselho Diretor Nacional da Assemae, para o mandato 2025–2029.

A analista de saneamento da Cesama, Maristela Soranço Miranda, representou o diretor-presidente na posse da nova diretoria e destacou a valorização da companhia. “Percebemos como a Cesama está sendo muito bem-vista, com processos compatíveis, em muitos aspectos, aos realizados por empresas de grande porte, especialmente nas áreas de coleta e tratamento de água.”

Maristela também atuou como mediadora da mesa-redonda sobre educação ambiental no saneamento, enfatizando a importância de uma abordagem integrada que contemple água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos. Na ocasião, destacou ações da Prefeitura de Juiz de Fora, como o projeto da usina de biodiesel em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora, que visa transformar resíduos orgânicos em biocombustível e biofertilizantes.

Apresentação de trabalho técnico

A Cesama também participou da 28ª Exposição de Experiências Municipais em Saneamento com o trabalho técnico “Pontes de Diálogo: a participação nos órgãos colegiados e o fortalecimento do saneamento básico”, elaborado por Matheus Botelho, engenheiro do Departamento de Projetos (DEPO).

“O objetivo foi mostrar a importância da presença de empresas como a Cesama nos espaços de planejamento urbano e ordenamento territorial, contribuindo para um saneamento mais eficaz e alinhado às necessidades da cidade”, afirmou Botelho.

Visitas técnicas e trocas de experiência

O chefe do Departamento de Produção de Água (DEPA), Lucas Fernandes, representou a Cesama em atividades técnicas e visitou a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Caldas Novas.

“Acompanhei trabalhos importantes, como os do Departamento Municipal de Água e Esgotos de Poços de Caldas sobre comunicação em saneamento, e cases técnicos sobre remoção de ferro e manganês, além de metodologias para expansão de sistemas em áreas rurais.”

Segundo Lucas, a participação no congresso também abriu possibilidades para parcerias com fornecedores e projetos de inovação, como testes de tratabilidade e tecnologias de ultrafiltração aplicadas a distritos.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação – Cesama
(32) 3692-9179

transparência