25/07/2025 Cesama inicia pesquisa noturna de vazamentos em redes de distribuição de água com tecnologia de ponta

Postado por: Cesama

A Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) iniciou nesta quinta-feira, 24, uma ação inédita visando reduzir o desperdício, minimizar perdas e garantir cada vez mais qualidade no abastecimento de Juiz de Fora: a pesquisa noturna de vazamentos em redes de distribuição de água. No intuito de facilitar a identificação de vazamentos ocultos, além de não gerar ruídos ou incômodos à população, os trabalhos serão realizados à noite, de segunda a sexta-feira, entre 22h e 5h, por uma equipe terceirizada de técnicos de saneamento.

Com previsão de abranger toda a cidade ao longo de um ano, a pesquisa terá, como primeiro destino, a Região Norte, especialmente as avenidas Antônio Simão Firjan, Presidente Juscelino Kubitschek, Garcia Rodrigues Paes e Brasil. Para a detecção dos vazamentos, explica o coordenador de Macromedição e Macromedição (CMM), do Departamento de Medição e Controle (DEMC) da companhia, Lucas Machado, serão utilizados “hastes de escuta, geofone eletrônico e outros equipamentos modernos de alta precisão.” Em algumas situações específicas, ele completa, “poderá ser necessária a retirada temporária dos hidrômetros para aferição da pressão de abastecimento.”

Para assegurar a confiabilidade do trabalho, as equipes contratadas pela companhia estarão devidamente uniformizadas, com vestimentas refletivas contendo a inscrição “a serviço da Cesama”, além de crachá de identificação. No caso de veículos, completa Lucas, esses “também vão contar com sinalização, podendo haver demarcações na via para garantir a segurança dos profissionais e de motoristas e pedestres.” 

De acordo com o coordenador do DEMC, a adoção dessa iniciativa, pela Cesama, é estratégica e fundamental para o combate às perdas. “A pesquisa noturna permite identificar vazamentos que não aparecem na superfície, mas comprometem a eficiência do sistema. Atuando com tecnologia e precisão, conseguimos agir de forma proativa e com o menor impacto possível”, destaca. Dessa forma, ele acrescenta, “também será possível realizar manutenções preventivas de forma mais ágil e eficiente.”

transparência