31/01/2023 Obras da quarta adutora avançam com duas frentes de trabalho

Postado por: Cesama

Nesta terça-feira, 31, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) segue com as obras da quarta adutora, uma rede de grande porte que irá garantir melhor distribuição de água para toda Juiz de Fora pelos próximos 70 anos. Atualmente, os trabalhos estão focados na altura do número 1.099 da Avenida Garcia Rodrigues Paes, no bairro Industrial. No local, está sendo realizada a travessia do Córrego Humaitá, com a instalação de uma tubulação em arco sobre o curso d'água. Para a condução do serviço, o trânsito no trecho está em meia pista, com operação de “pare e siga”, das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Outra equipe atua na Estrada da Remonta, na altura do bairro Barbosa Lage, onde está sendo finalizada a implantação de 600 metros de redes em uma área do Exército. Na sequência, também estão previstas outras duas travessias nos bairros São Dimas e Parque das Torres. Além disso, será executado um serviço de interligação de redes na comunidade de Barbosa Lage, próximo à ponte do bairro Parque das Torres. Assim, a previsão é de que o conjunto das obras seja concluído neste primeiro semestre de 2023.

O diretor de desenvolvimento e expansão da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), Marcelo Amaral, explica que a obra será uma alternativa à segunda adutora, que liga a Estação de Tratamento de Água (ETA) Marechal Castelo Branco até a região central. “A nova adutora terá função semelhante à da segunda, porém, contando com uma capacidade de vazão maior, entre outras vantagens. Ela ainda poderá receber a contribuição da terceira adutora, que transporta a água da ETA Walfrido Machado Mendonça. Dessa forma, teremos mais uma opção para levar o volume produzido nas duas estações para o Centro”, detalhou.

Benefícios

Com a obra, será possível ampliar a capacidade de transporte de água entre as unidades da Cesama e a região central do município, reforçando o sistema e proporcionando, ainda, maior estabilidade para o abastecimento de toda a cidade. A adutora também foi projetada para otimizar os eventuais serviços de manutenção do sistema, possuindo uma vida útil de 70 anos.

Orçada em cerca de R$ 35 milhões, ela abrange a implantação de aproximadamente 7.500 metros de tubos de ferro fundido, com 1.200 e 900 milímetros de diâmetro. A tubulação parte da Estrada da Remonta, entre a ETA Marechal Castelo Branco e o bairro Parque das Torres, atravessando o Rio Paraibuna até o Acesso Norte, na divisa entre a comunidade de Barbosa Lage e o Colégio Militar, seguindo até Santa Terezinha e cortando novamente o Paraibuna, onde se interligará ao sistema de distribuição da Cesama.

 

Outras informações:
(32) 3692-9179 - Assessoria de Comunicação da Cesama

transparência