16/08/2024 Sipat da Cesama chega à 33ª edição com foco na saúde para além da ausência de doenças

Postado por: Cesama

Apesar de estar em sua 33ª edição, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) é sempre cercada de novidades. E, este ano, não foi diferente, contribuindo, para esse contexto, a escolha de temas cercados de diversos e importantes desdobramentos. Assim, o Parque Municipal de Juiz de Fora, foi, entre os dias 15 e 16 de agosto, palco para mais uma edição de um evento que - com teoria e prática - proporciona aos empregados momentos de integração, descontração e conhecimento, ampliando os horizontes do universo que envolve a segurança no ambiente de trabalho.

“Ao focar na saúde e no esporte, como foi feito esse ano, a Sipat sai um pouco do nosso escopo de acidente de trabalho, mas de forma muito positiva, afinal investir em uma alimentação saudável e na prática de atividades físicas tem impactos no nosso ambiente de trabalho e na vida, sobretudo com o passar dos anos”, enfatizou o diretor-presidente  da Cesama, Júlio Cesar Teixeira. E acrescentou. “Não ser sedentário evita que, ao envelhecer, tenhamos uma vida cheia de limitações.”

Além da importância do tema, o presidente do Sindicato dos Empregados nas Indústrias e Serviços de Purificação e/ou Distribuição de Água e Serviços de Esgoto de Juiz de Fora (Sinágua), Edinaldo Sid Clei Ladeira Ramos, reforçou porque a participação na Sipat da Cesama é sempre de grande valia. “É um dia muito produtivo, uma oportunidade para rever os colegas de trabalho de longa data e conhecer os novos que estão chegando”. Já a presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (Cipa), gestão 2023/2024, Ana Carolina Campos, destacou a união dos colegas de trabalho, os cipeiros, na consolidação da Sipat e em outras ações. “A Semana é o evento mais importante do trabalho da comissão, mas também temos toda uma atividade fora dela, como as ações de prevenção no dia a dia para que ocorram menos acidentes no trabalho.”

Aliás, a importância dos colegas de trabalho no apoio mútuo permeou toda a programação de palestras.  “Cuidar da saúde mental exige que configuremos laços horizontais de solidariedade, ou seja, não é uma obrigação da diretoria, mas de todos nós cuidando de nós mesmos”, destacou a chefe do Departamento de Saúde do Trabalho (DEST), Patrícia Groppo. Fala embasada na palestra do psicólogo do DEST, Wanderson Leite Lacerda, que enumerou uma série de virtude e forças para controle das emoções, com impacto direto na saúde mental. Dentre elas, a justiça. “É ter cidadania, buscando agir, não pelo sucesso individual, mas do grupo, e também com imparcialidade, não deixando que sentimentos pessoais possam influenciar nas decisões”, exemplificou.

Sempre presente na Sipat, a coordenadora de Atendimento, do Departamento Comercial (DECO), Juliana Ribeiro, é prova da importância dos laços de afeto no ambiente de trabalho. “Durante uma das palestras, me emocionei muito porque falou sobre o amor e o acolhimento. Diante de um momento difícil que passei na empresa e em outras questões pessoais, foi graças à minha equipe que me reergui. É emocionante saber que temos uma rede de apoio que são os amigos de trabalho”. 

Saúde também é discutida sob a ótica do esporte

Nesse contexto da saúde, a 33ª Sipat da Cesama abraçou outro tema importante: o esporte. Assim, contou com a presença de alunos do Plano de Estudo Tutorado (PET) do curso de Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para sensibilizar sobre a importância de uma rotina mais ativa. “A chave é integrar a atividade física de forma natural e progressiva garantindo que se torne um hábito constante, o que pode ser feito com pequenas mudanças de hábitos, como ir caminhando para o trabalho, por exemplo”. 

Aliás, como atividade simples para um dia a dia mais ativo e também como uma das partes práticas proporcionadas pela Sipat, os alunos auxiliaram os presentes em uma demonstração de ginástica laboral. Mas não foi só isso que fez o ginásio do Parque Municipal se movimentar. Também com uma parceria com a UFJF, os empregados vivenciaram um momento de realidade virtual, no caso, com foco no reconhecimento das emoções, visando um exercício do autocuidado. 

E mais. Como já faz parte do histórico da semana, a programação contou com a presença sempre esperada do grupo de teatro Gattus Pingadus. “Foi um evento muito bacana. Tenho 15 anos de Cesama e sempre participo porque levamos para casa um aprendizado muito interessante”, destacou José Luiz Ribeiro, operador de estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barbosa Lage.

transparência