26/03/2025 Visitas de escolas municipais a estação de tratamento da Cesama tornam conhecimento mais acessível
Dentro da programação da Semana da Água, realizada pela Prefeitura de Juiz de Fora, em comemoração ao 22 de março, Dia Mundial da Água, a visita de quase 30 alunos do nono ano da Escola Municipal Rocha Pombo, do bairro Amazonas, à Estação de Tratamento de Água (ETA) Marechal Castelo Branco teve como um dos objetivos expandir a consciência de que proteger esse bem natural deve ser um dever de todos. Mas a presença, nesse grupo, de três estudantes com deficiência, acompanhados por uma professora de apoio, expande ainda mais essa mensagem, reforçando que, tão importante quanto a universalização do cuidado, é tornar o conhecimento também acessível a todos.
Parceira nessa iniciativa, a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) recebe, ao longo desta semana, alunos de diversas escolas municipais para conhecerem os processos de tratamento do produto, como foi o caso da Escola Rocha Pombo. “Os meninos já vinham estudando sobre o tema na sala de aula e a próxima etapa será sobre tabela periódica”, explicou a professora de Ciências, Cíntia Palhares. E ela completa. “Encontramos na visita, então, uma grande oportunidade para eles conhecerem na prática sobre os elementos químicos, o que aprenderam e o que ainda vamos estudar, tendo um dia diferente, que se tornou uma grande vivência”. A estudante Marcela Ribeiro Rocha concorda. "O passeio foi muito interessante. Ver como acontece ajuda muito o entendimento dentro de sala, já que estamos aprendendo sobre isso."
Fala compartilhada pela professora de apoio, Thaiene Madeira. “Essa oportunidade foi incrível também para nosso grupo, de ver como eles conseguem acompanhar tudo, cada um no seu ritmo, sendo uma forma de se sentirem inseridos no cotidiano, pertencentes”. E detalha. “São alunos que, pela limitação cognitiva, podem não entender o processo todo, mas, quando voltamos para a sala de aula, conseguem experenciar e colocar no papel o que assimilaram, de uma maneira muito prazerosa.”
Em sua despedida como estagiária da Cesama, Thaísa Eduarda foi a responsável pela condução da visita, compartilhando com os alunos um pouco de seus aprendizados sobre os processos de tratamento de água. “Nesse período de estágio, cresci muito não só como profissional, mas também como pessoa. Hoje, com essa visita, me sinto diante de uma grande oportunidade de mostrar pra essas crianças um pouco sobre a conscientização, de forma que elas possam crescer com uma mentalidade mais sustentável desde cedo”, destacou Thaísa.
Outras informações:
(32) 3692-9179 - Assessoria de Comunicação