17/08/2015 24ª Sipat da Cesama é encerrada abordando como temas a saúde física e a mental do trabalhador
A primeira palestra foi feita pelo educador físico Moisés Gomes Mendes, que falou sobre os benefícios da atividade física, contextualizando as diferentes épocas e gerações: “Antigamente, as pessoas que faziam exercício físico eram os fisiculturistas ou atletas olímpicos. Hoje, ir à academia é algo comum, e todos podem fazer atividades”. Ele ressaltou, porém, que estudos apontam que a taxa de pessoas com sobrepeso e obesidade subiu: “A era da tecnologia tira, cada vez mais, o nosso movimento, facilitando o sedentarismo”.
Já o teólogo Raphael Duarte falou sobre saúde mental e emocional, afirmando que as preocupações encurtam a vida: “É preciso ter equilíbrio emocional, pois esta é uma área que afeta todos os aspectos da nossa vivência”. Ele lembrou, ainda, que, quando o organismo dá um sinal de alerta, é preciso que o ser humano pare: “Temos que respeitar o nosso corpo e os nossos limites. É essencial que as pessoas tenham válvulas de escape, como lazer e atividades físicas, pois estes são momentos em que recarregamos as nossas baterias”.
O presidente da Cipa Gestão 2014/2015, Celito Luz Olivetti, explicou que a ideia da Sipat deste ano foi passar ensinamentos para que o empregado possa viver com mais segurança, tanto no trabalho quanto fora dele: “Precisamos encontrar maneiras de viver melhor e trabalhar melhor. Esperamos que vocês sejam multiplicadores de tudo o que conversamos aqui, nesta semana”.
Para encerrar as atividades, haverá uma apresentação do grupo de teatro Gattus Pingadus e do Coral Cesama nesta sexta-feira, às 19 horas, na Sociedade Filarmônica de Juiz de Fora (Rua Oscar Vidal, 134, Centro).
Palestra para “leituristas”
Dentro da programação da 24ª Sipat, a Cesama ainda realizou uma palestra para os agentes comerciais da companhia, conhecidos como “leituristas”. O debate foi conduzido pelo psicólogo da empresa, Wanderson Leite Lacerda, que fez atividades práticas com o grupo e apresentou recursos e dicas para evitar os perigos do dia a dia, como novos aparatos tecnológicos que repelem os cães: “Percebemos a necessidade de direcionar uma palestra específica para os agentes comerciais em uma Sipat, pois eles são trabalhadores que estão constantemente expostos a riscos e acidentes, podendo sofrer ferimentos ou constrangimentos morais na rua. Daí a importância de alertá-los e orientá-los para evitar estes perigos”.
* Outras informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3692-9179.