24/04/2025 Cesama lança primeira plataforma de inteligência de dados da Companhia
Com o avançar acelerado do mundo da tecnologia, a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), por meio da Gerência de Inovação e Tecnologia da Informação (GITI), inova a cada dia, fazendo uso da chamada metodologia rápida para incorporar diversos processos que a chancelem como uma empresa de futuro. Dentre eles, está o nível de cultura de dados, critério reconhecido pelo Governo Federal. Pensando nisso, como mais um importante passo do projeto Cesama 4.0, o dia 23 de abril marcou o lançamento da primeira plataforma de inteligência de dados da companhia.
“Trata-se de um dashboard com 75 licenças, que já estão sendo utilizados por alguns setores e que vai representar uma virada de chave no nosso dia a dia, resolvendo em horas questões que antes levavam até uma semana”, destacou o gerente da GITI, Celito Luz. Ou seja, “para tomar uma decisão, por exemplo, será possível ver quais dados tenho sobre o assunto, onde estão guardados e reuni-los de uma forma muito mais visual e interativa”.
Responsável pela criação dos dashboards da Cesama, depois de seis meses de intensa dedicação, o funcionário da GITI, Adriano Braz Falco Genovez, conceituou dando detalhes sobre as inúmeras aplicações da ferramenta. Segundo ele, trata-se de “painéis que têm como objetivo concentrar e visualizar um grande volume de informações, independentemente de qual é a fonte de origem delas, como PDF, Excel, ou mesmo de sistemas como Acqua, Totvs e outros”. Além dessa visualização, Adriano completa, os dashboards permitem “que o usuário interaja com essas informações, estabelecendo filtros dinâmicos que facilitem na tomada de decisões.”
Para dar ainda mais robustez ao projeto, o gerente de TI, Celito Luz, explicou que o desenvolvimento dos dashboards da Cesama está sendo feito utilizando uma ferramenta da Microsoft, mundialmente reconhecida, o Power BI. Mas os investimentos não param. “Além do Power BI nos oferecer diversos recursos para possibilitar uma visualização rápida de um grande volume de informação, a companhia contratou uma empresa chamada Squad BI, com um ambiente amigável, que permite o acesso aos painéis de forma rápida e seletiva para cada usuário.” Em outras palavras, ele completa, “podemos especificar quais painéis cada usuário pode acessar, estabelecendo limites de acordo com a necessidade.”
Prestigiando o lançamento justamente a toda a diretoria da Cesama, o diretor de Desenvolvimento e Expansão, Marcelo Mello do Amaral, destacou sobre uma importante economia que será proporcionada pela plataforma: a de menos software e mais integração. “Normalmente, para atender as demandas que vão surgindo, cada setor vai adquirindo novos sistemas, aplicativos, trabalhando muitas vezes de forma isolada”. E concluiu. “Os dashboards vão permitir uma integração dos setores, otimizando o nosso conhecimento e até mesmo a necessidade da aquisição desses softwares, dando maior velocidade e tirando melhor proveito dessas ferramentas.”