14/06/2013 Adutora de São Pedro - Cesama inicia trabalhos de implantação de 1,2 quilômetro de tubulações

Nesta semana, a Cesama deu início aos trabalhos de implantação de 1,2km de tubulações de sucção que irão integrar a nova Adutora de São Pedro. Os serviços estão sendo realizados na Rua José Manoel de Oliveira (foto), no Bairro Cerâmica. A rede terá como função levar água da terceira adutora, partindo da Avenida Brasil, até uma nova estação elevatória que será construída no Bairro Carlos Chagas. Da unidade, o produto será recalcado por mais 2,3km de tubulações até a comunidade de Caiçaras, para então ser transportado até a Adutora de São Pedro, através de uma rede de distribuição de 1,8km de extensão.

Segundo o diretor de expansão e desenvolvimento da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, o projeto, orçado em R$ 16 milhões, tem como objetivo aumentar para 200 litros por segundo a oferta de água para a Cidade Alta, na região de São Pedro, dobrando seu abastecimento médio atual. “O projeto envolve também a construção de um reservatório com capacidade para cinco milhões de litros na parte alta do Bairro Caiçaras, cuja infraestrutura já se encontra em fase final de montagem. A previsão é de que todo o conjunto de obras seja finalizado em dezembro de 2013”, detalhou.

Obras de construção do "booster" para a terceira adutora têm início

A companhia também prossegue com as obras de construção de uma estação de bombeamento (booster) para a terceira adutora, que será implantada na Avenida Brasil, ao lado do Parque de Exposições. Com a conclusão dos serviços de instalação da infraestrutura da unidade, está sendo executada a parte civil da obra, que envolve a construção das casas de abrigo do conjuntos de bombas e das instalações elétricas para a conexão das bombas com a rede da Cemig.

Marcelo explica que a estação de bombeamento irá aumentar a capacidade de adução dos sistemas de produção João Penido e CDI para o sistema de distribuição. “Desta forma, estaremos melhorando a oferta de água distribuída e viabilizando sua futura interligação com a região da Cidade Alta”, informa o diretor. A previsão é de que os trabalhos no terreno sejam concluídos em outubro de 2013 e que o booster esteja pronto para funcionar já no próximo verão.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3239-1255.

transparência