11/09/2013 Adutora de São Pedro - Implantação de rede de sucção no Bairro Carlos Chagas está em fase final
As obras de implantação de 1,2km de tubulações de sucção que irão integrar a nova Adutora de São Pedro já estão em fase final. Nesta quarta-feira, 11, os serviços estão concentrados na Rua Helena Bittencourt, no Bairro Carlos Chagas. A previsão é de que a intervenção na região esteja finalizada ainda este mês.
Segundo o diretor de desenvolvimento de expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, cerca de 90% dos trabalhos de implantação da rede de sucção já foram realizados. “Concluímos o trecho da Rua José Manoel de Oliveira, no Bairro Cerâmica, onde em breve iremos construir um túnel de 20 metros sob a linha férrea para interligar a tubulação local com a da Rua Eunice Weaver, no Bairro Carlos Chagas, na qual também já atuamos”, afirmou o diretor.
A rede de sucção terá como função levar água da terceira adutora, partindo da Avenida Brasil, até uma nova estação elevatória que será construída no Bairro Carlos Chagas. Da unidade, o produto será recalcado por mais 2,3km de tubulações até a comunidade de Caiçaras, para então ser transportado até a Adutora de São Pedro, através de uma rede de distribuição de 1,8km de extensão. A previsão é de que as obras de implantação das tubulações de recalque e distribuição tenham início já no final de setembro.
Orçada em R$ 16 milhões, a Adutora de São Pedro irá aumentar para 200 litros por segundo a oferta de água para a Cidade Alta, na região de São Pedro, dobrando seu abastecimento médio atual. O projeto envolve, ainda, a construção de um reservatório com capacidade para cinco milhões de litros na parte alta do Bairro Caiçaras, cuja infraestrutura se encontra em fase final de montagem. Todo o conjunto de obras tem previsão de conclusão para dezembro de 2013, quando a adutora entrará em fase de testes.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3239-1255.