23/04/2012 Agentes de atendimento ao público recebem treinamento sobre a nova Tarifa Social
Na manhã desta segunda-feira, 23, 12 agentes de atendimento ao público da PJF participaram de um curso de capacitação sobre a nova Tarifa Social de água e esgoto. Organizado pela Secretaria de Assistência Social (SAS) com o apoio da Cesama, o treinamento foi realizado na Escola de Governo e buscou qualificar os funcionários para atuarem no apoio operacional da nova tarifa, bem como apresentar os critérios de acesso ao benefício e ao CadÚnico da SAS.
A chefe do Departamento de Atendimento e Serviços (Deas) da Cesama, Renata Fernandes da Silva, explica que os agentes irão trabalhar nos centros de Referência de Assistência Social (Cras) prestando orientações sobre a Tarifa Social. “O decreto da tarifa entrou em vigor em 16 de março último, com prazo de até 60 dias para que o seu benefício possa ser retroativo”, afirma.
A assistente administrativa da Cesama, Ana Paula Figueiredo, também participou da capacitação e avaliou a palestra de forma positiva. “A iniciativa foi muito esclarecedora e didática. É importante destacar que essa parceria com a SAS irá facilitar a vida do usuário, que poderá requerer seu benefício na Agência de Atendimento da Cesama de acordo com as orientações recebidas nos Cras”, ressalta.
A agente do Cras, Mari Mendes Ribeiro, informa como será feito o cadastro para a Tarifa Social. “Iremos fazer uma triagem para saber quem pode ou não receber o benefício, com base nas informações da Cesama e prestando atenção no consumo do usuário”, detalha.
Os beneficiários da Tarifa Social serão os cidadãos que se encontram em vulnerabilidade social já contemplados no Bolsa Família e, ainda, em torno de 1.400 famílias cadastradas no CadÚnico. As moradias catalogadas na Cesama como residencial unifamiliar passarão a ter os descontos de 60% para consumo de até 5 metros cúbicos de água, 50% para consumo na faixa de 6 a 10 metros cúbicos e desconto de 40% para os usuários que consumirem de 11 a 20 metros cúbicos.
*Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3239-1255.