20/08/2014 Alteração de circulação - Atenção de motoristas deve ser redobrada na Avenida Brasil

Nesta terça-feira, 19, a Settra modificou a circulação em um trecho da Avenida Brasil. A alteração estará em vigor por 60 dias e ocorre para continuação das obras de despoluição do Rio Paraibuna, promovidas pela Cesama. Com a nova programação viária, a margem esquerda da Avenida Brasil, entre as ruas Halfeld e Espírito Santo, está interditada totalmente para passagem de veículos, e a margem direita da Avenida opera em mão dupla, conforme mapa em anexo.

Conforme o secretário de Transporte e Trânsito, Rodrigo Tortoriello, este primeiro dia fluiu dentro do previsto: “Como é uma grande intervenção, nós já contávamos com algumas retenções na via. A equipe técnica está empenhada, e algumas modificações já foram realizadas, como alteração do tempo do grupo semafórico existente no cruzamento da Ponte da Rua Nelson Silva com a Avenida Brasil. Muitos motoristas foram informados da mudança, através da sinalização instalada ao longo da via, de panfletagem e da própria imprensa, o que foi essencial. As avaliações, para possíveis alterações, ainda estão sendo realizadas pontualmente pelos agentes de trânsito e, havendo a necessidade, poderão ser implementadas pequenas modificações”.

Ao todo, 19 agentes foram empenhados para este primeiro dia. Eles atuaram nos seguintes cruzamentos: Ponte da Rua Halfeld com a Avenida Brasil (margem esquerda), Ponte da Rua Carlos Otto com Avenida Brasil (margem esquerda), Ponte Nelson Silva com Avenida Brasil (margem esquerda), e em frente à Esdeva. Estes locais foram fixos. Contudo, algumas equipes ficaram responsáveis por percorrer de moto toda a Avenida, para identificar locais que poderiam apresentar problemas.

Segundo o supervisor do departamento de fiscalização, Norberto Santiago, no início da manhã, a margem esquerda da Avenida Brasil, entre a Ponte da Rua Carlos Otto e a Ponte Engenheiro Luis Ernesto Bernardino Alves Filho, apresentou maior retenção, devido ao fluxo mais intenso no sentido Centro. Para minimizar o problema neste ponto, foram utilizadas três faixas de rolamento no sentido Centro e uma no sentido bairro. Antes, a via operava com duas faixas por sentido. Outro ponto de retenção, também observado pelo agente de trânsito, foi entre a Ponte da Rua Halfeld e a Ponte Wilson Jabour Júnior. Neste caso, o problema foi apresentado devido ao acesso à Ponte da Rua Halfeld, que reduz a capacidade, em relação à Avenida Brasil, em um terço.

Na parte da tarde, com o interesse de fluxo invertido, havendo a necessidade, a Settra pode trabalhar com três faixas no sentido bairro e uma no sentido Centro. Contudo, essas mudanças são avaliadas pontualmente, conforme a situação verificada na via. O secretário orienta os condutores a observar bem a sinalização implantada ao longo do trecho interditado e pede um pouco mais de paciência para estes primeiros dias, uma vez que a modificação ocorre temporariamente e para a realização de uma obra importante para o município.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3239-1255.

transparência