25/02/2015 Alunos da Escola Municipal João Guimarães Rosa participam de palestra sobre uso racional da água
Na manhã desta quarta-feira, 25, 60 alunos da Escola Municipal João Guimarães Rosa, no Bairro Cruzeiro de Santo Antônio, participaram de uma ação de conscientização ambiental da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) voltada para a questão do uso racional da água. Durante o encontro, os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer melhor os serviços prestados pela empresa, além das obras que estão sendo realizadas na área de saneamento básico.
Os trabalhos foram coordenados pela auditora da Cesama, Carla Mendes Vidal Frota, que destacou a interação com as crianças como um dos pontos fortes da palestra. “Trabalhamos com uma apresentação voltada para esse tipo de público, com idades entre 10 e 16 anos, abordando o combate ao desperdício de água no atual panorama de chuvas atípicas. Também optamos por atividades mais lúdicas como a distribuição de chicletes que deixam a língua azul, para mostrar como os poluentes podem deixar marcas nos rios e lagos”, explicou.
A diretora da instituição, Flávita Junqueira, lembrou que o tema dos recursos hídricos será trabalhado com os estudantes do 5º ao 9º ano até o final de 2015, como parte do projeto da escola intitulado “Fui no tororó beber água e não achei”. “Ficamos felizes em receber a equipe da Cesama. É importante aproveitar esse momento em que o tema do abastecimento é nacionalmente debatido para repassar aos nossos alunos a importância deste recurso natural. Tudo o que foi dito pelos funcionários da companhia acrescentará aos trabalhos que temos desenvolvido em sala de aula”, afirmou.
Segundo a coordenadora pedagógica Viviane Vaz de Sousa, encontros como este são necessários para estimular novos hábitos sustentáveis nas futuras gerações. “Isso também demonstra uma aproximação dos órgãos públicos junto à comunidade. Dessa forma, eles podem mostrar o preço que os moradores pagam por suas ações, sejam elas boas, como fechar a torneira enquanto escova os dentes, ou ruins, como jogar lixo e entulhos nos corpos hídricos”, esclareceu.
A aluna do 5º ano, Luana Esteves Laier, aprovou o encontro e acredita que, de agora em diante, aproveitará melhor a água que utiliza diariamente em casa. “Achei muito interessante tudo o que foi dito. Gostei do que ouvi e acho que a gente tem que cuidar melhor do lugar onde vivemos”, finalizou.
* Outras informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3239-1255.