12/02/2014 Avenida Juiz de Fora 90% das obras de substituição da rede de esgoto já foram concluídas
Nesta quarta-feira, 12, a Cesama dá prosseguimento às obras de substituição dos 1.800 metros da rede de esgoto da Avenida Juiz de Fora, no Bairro Grama. Cerca de 90% dos trabalhos já foram executados e, atualmente, estão focados na divisa com a comunidade de Vivendas da Serra. A previsão é de que a intervenção na via seja concluída até o final deste mês.
Segundo o gerente operacional de esgoto da Cesama, André Soares, está sendo implantada ao longo da avenida uma tubulação de PVC com 300 milímetros de diâmetro. “A rede local recebe também os efluentes produzidos nas comunidades de Parque Guarani, Vivendas da Serra e parte de Granjas Betânia. Em virtude do seu antigo diâmetro de 150 milímetros, ela não mais comportava a demanda produzida na região. Os novos tubos de PVC irão garantir um serviço de coleta eficiente, além de reduzir as ocorrências de vazamentos e os custos de manutenção”, afirma.
André conta, também, que a companhia segue realizando a recomposição asfáltica dos trechos já executados na avenida, bem como os reparos nos passeios, canteiros e meios-fios. “Com o término dos serviços de substituição, iremos efetuar a interligação entre as redes das comunidades de Parque Guarani e Vivendas da Serra com a nova tubulação da Avenida Juiz de Fora”, adianta.
Futuramente, a rede da avenida será interligada ao interceptor do Bairro Grama, que terá como função encaminhar o produto até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barbosa Lage. O projeto da rede interceptora já está em fase final de elaboração e conta com recursos garantidos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.
Em 2013, a Cesama efetuou a troca de 9,8 quilômetros de tubulações de esgoto em Juiz de Fora. Estes trabalhos são realizados ao longo de todo o ano, seguindo uma programação de prioridades, na qual é avaliada a necessidade de troca. Esta análise leva em conta a antiguidade e o desgaste da rede ou o fato de o dimensionamento da tubulação já não ser compatível com o número de imóveis atendidos.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3239-1255.