31/10/2013 Bairro Poço Rico recebe mais de 1.700 metros de interceptores de esgoto

Na tarde quinta-feira, 31, a Cesama deu continuidade aos trabalhos de implantação de mais de 1.700 metros de tubulações interceptoras de esgoto na Avenida Francisco Valadares, no Bairro Poço Rico. Atualmente, os serviços acontecem nas proximidades do posto policial da comunidade e fazem parte do programa de despoluição do Rio Paraibuna, orçado em mais de R$ 100 milhões.

O diretor de Desenvolvimento e Expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, explica que o interceptor irá conduzir os efluentes da região até a estação elevatória que será construída no Bairro Vila Ideal, onde o volume será transportado até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, em Granjas Bethel. “A construção da ETE já foi iniciada, e a implantação do interceptor no Poço Rico deve ser concluída em novembro. A previsão é de que todo o conjunto de obras de despoluição do Paraibuna esteja finalizado nos próximos 24 meses”, detalhou.

De acordo com Marcelo, as ações do programa irão abranger o trecho compreendido entre a Avenida Rui Barbosa, no Bairro Mariano Procópio, e a ETE União-Indústria. “Até o final do período chuvoso, esperamos concluir a implantação da primeira parte das redes interceptoras, que incluiu intervenções entre a Avenida Itamar Franco, no Centro, e a Vila Ideal. Na sequência, daremos início à construção de cinco estações elevatórias ao longo das duas margens do Rio Paraibuna. Essas unidades irão recalcar os efluentes que antes eram despejados nos córregos Tapera, Matirumbide, Yung, São Pedro e Independência”, explicou.

Em abril, a Cesama enviou uma nova carta-consulta ao Ministério das Cidades solicitando a liberação de mais R$ 110 milhões em recursos do PAC para a ampliação e modernização das redes de distribuição de água e do sistema de esgotamento sanitário de Juiz de Fora. A previsão é de que Ministério divulgue a relação dos contemplados até o final de 2013.


* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3239-1255.

transparência