11/12/2014 Bairro Ponte Preta recebe mais 110 metros de novas redes de esgoto

Dando sequência aos trabalhos de substituição das redes de esgoto do Bairro Ponte Preta, nesta quinta-feira, 11, a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) está implantando mais 110 metros de novas tubulações na região. Os serviços seguem focados na Avenida Marginal e têm previsão de conclusão para o final da próxima semana.

O chefe do Departamento de Apoio da Cesama, José de Almeida Guedes, lembra que, nos últimos dias, foram trocados 40 metros de redes na via, porém, durante a execução dos trabalhos, constatou-se a necessidade de ampliar a intervenção em virtude do desgaste da tubulação: “Estamos substituindo manilhas com 150 milímetros de diâmetro por tubos de PVC de 200 milímetros. O maior porte da nova rede irá melhorar a coleta de esgoto na comunidade, além de reduzir as ocorrências de vazamentos”.

“Através destas ações, também teremos condições de interligar a tubulação ao coletor de efluentes que iremos implantar futuramente na via, cuja função será encaminhar a demanda local para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barbosa Lage”, prevê Guedes. Complementando os serviços, a companhia ainda está executando a separação entre as redes de efluentes e de águas pluviais da avenida, além de efetuar a substituição dos ramais de ligação e das caixas de inspeção de esgoto locais.

Moradora do Bairro Ponte Preta há 21 anos, Maria Eni Gomes da Silva Sousa está acompanhando de perto as obras. “Como sou dona de casa, posso observar melhor o que está sendo feito. Acredito que os vazamentos irão reduzir com a nova rede, o que irá trazer uma melhora para a nossa qualidade de vida”, afirma.

Entre janeiro de 2013 e outubro deste ano, a Cesama já efetuou a troca de 25,6 quilômetros de tubulações de esgoto no município. Em 2014, a companhia está investindo quase R$ 8 milhões nos serviços de substituição de redes de efluentes. Estes trabalhos são realizados ao longo do ano, seguindo uma programação de prioridades, onde é avaliada a necessidade de troca. A análise leva em conta a antiguidade e o desgaste do material, o fato de o dimensionamento da tubulação já não ser compatível com o número de imóveis atendidos e os transtornos causados aos usuários do sistema, além dos custos de manutenção.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3239-1255.

transparência