04/11/2015 Bairro São Pedro recebe 3,5 quilômetros de redes de esgoto em obras de despoluição do Rio Paraibuna

Quem passar pelo Bairro São Pedro nesta quarta-feira, 4, poderá acompanhar de perto os esforços da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) na concretização de um serviço de saneamento básico eficiente e de qualidade. Como parte das obras de despoluição do Rio Paraibuna, a empresa deu início a uma nova frente de trabalho, que está implantando 3,5 quilômetros de tubulações coletoras de esgoto ao longo da Avenida Pedro Henrique Krambeck.

“Estamos atuando na margem esquerda da avenida, pouco depois da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região, trabalhando com tubulações de PVC, ferro fundido e manilhas de concreto, cujo diâmetro varia de 200 a 500 milímetros”, detalhou o diretor de Desenvolvimento e Expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, que prevê para janeiro o término da intervenção no trecho.

De acordo com o diretor, além da despoluição do Rio Paraibuna, a obra trará muitos benefícios para o córrego São Pedro. “Os efluentes, que antes eram lançados no curso d água, agora serão coletados pelos 1.700 metros de redes que implantaremos no Bairro Marilândia até o final de dezembro. De lá, o material passará por essa nova tubulação da Avenida Pedro Henrique Krambeck, até chegar à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, que estamos concluindo no Bairro Granjas Bethel”, explicou.

Totalizando um investimento de R$ 130 milhões, as obras de despoluição do Rio Paraibuna abrangem a implantação de aproximadamente 40 quilômetros de tubulações ao longo das margens do rio e de córregos municipais, cinco estações elevatórias para bombeamento dos efluentes e duas novas ETEs. A previsão é de que o conjunto de obras desta primeira etapa seja finalizado até o final de 2016 e que, após os trabalhos, a Cesama passe a tratar 65% do esgoto da cidade. O objetivo da companhia é chegar à totalidade do tratamento nos próximos anos.


* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3692-9179.

transparência