06/05/2013 Brigada de Combate à Dengue da Cesama recebe curso de capacitação da Secretaria de Saúde da PJF
Nesta sexta-feira, 3, 11 integrantes da Brigada de Combate à Dengue da Cesama participaram de um curso de capacitação no auditório da sede da companhia. A iniciativa teve como objetivo disseminar a cultura da prevenção dentro da empresa, uma vez que os brigadistas já estão fiscalizando as instalações da Cesama em busca de possíveis focos da dengue.
Os trabalhos foram conduzidos pelo agente de endemias Elias Rodrigues dos Santos e a coordenadora de educação e saúde da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) Amanda Sotero, com distribuição de folders educativos, exibição de slides e amostras dos mosquitos Aedes albopictus e Aedes aegypti. “As pessoas costumam confundir com frequência estes dois insetos. A diferença física entre eles reside no fato de que o albopictus possui uma mancha branca na cabeça, em formato de linha. Ele transmite malária e febre amarela, enquanto o aegypti é o vetor dessas duas doenças e da dengue”, detalhou Elias.
Para o chefe do Departamento de Saúde e Segurança no Trabalho (Dest) da Cesama, Rodrigo Condé Almeida, uma ação de conscientização como esta é essencial em uma empresa do porte da Cesama. “Por ser uma companhia que dispõe de várias unidades, é preciso estar sempre atento a questões como o acúmulo de água parada, que atua como criadouro da larva do mosquito. Importante lembrar também que, em caso de suspeita de dengue, o indivíduo não deve se medicar por conta própria, fato que pode até piorar o seu quadro. Assim que surgirem os primeiros sintomas, o ideal é sempre se consultar com um médico”, alertou.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3239-1255.