19/08/2015 Capacitação - Cesama encerra ciclo de palestras sobre sinalização em vias públicas

A Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) encerrou, na manhã desta quarta-feira, 19, o ciclo de palestras sobre procedimentos de sinalização em vias públicas. A iniciativa foi uma parceria entre a gerência de manutenção e o departamento de segurança do trabalho da Cesama que, desde julho, realizaram os encontros nas três regionais da empresa, capacitando um total de 123 funcionários da área operacional.

As palestras foram conduzidas pelos técnicos em segurança do trabalho da Cesama, Maurílio Teixeira Leite, Sérgio Luiz Oliveira e Marcelo de Souza Vieira, que avaliou positivamente a recepção do conteúdo apresentado. “Abordamos tanto o trânsito de pedestres quanto de veículos, assim como as diversas formas de sinalização, tais como cones, cavaletes e bandeirolas. São tópicos conhecidos por todos, mas que devem ser relembrados com certa frequência para evitar negligência”, salientou.

A questão legal também foi trabalhada com os empregados, uma vez que falhas na sinalização podem representar riscos à vida. “O funcionário precisa ter em mente que, além de onerar a empresa, o seu erro irá torná-lo responsável penalmente pelo ocorrido, podendo gerar consequências jurídicas”, alertou Marcelo.

Para o gerente de manutenção da Cesama, José Carlos Mendes, o encontro serviu para estreitar ainda mais a relação entre as equipes de campo com a área de segurança do trabalho da companhia. “Além de proteger nossos empregados, é necessário reforçar que a sinalização deve garantir o correto fluxo de veículos e pedestres”, destacou o gerente, adiantando que haverá novas palestras futuramente, desta vez com a participação de representantes da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra).

Uma das contribuições mais originais dos encontros partiu do motorista da Regional Norte de Cesama, Luiz Alberto Pereira, que apresentou um protótipo de cavalete, feito por ele, composto por sobras de tubos de PVC da própria companhia. “Queria contribuir com algo que proporcionasse mais segurança para os meus colegas e, ao mesmo tempo, fosse econômico para a empresa. Assim, desenvolvi esse cavalete articulado, que é mais prático, leve e não enferruja”, afirmou o motorista. A ideia será encaminhada à diretoria da Cesama para avaliação.


* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3692-9179.

transparência