15/07/2015 Capacitação - Funcionários da Cesama recebem treinamento em segurança do trabalho
Trinta e três funcionários do setor eletromecânico da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) participaram de um treinamento com foco em segurança e saúde do trabalho nessa terça-feira, 14, e quarta-feira, 15. O encontro foi fruto de uma parceria entre a Gerência de Automação e Tecnologia da Informação (Gati) e o Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho da (Dest) da empresa.
Dividido em quatro partes, o curso foi aberto pelo técnico em segurança do trabalho da companhia, Marcelo de Souza Vieira, que debateu a respeito das normas reguladoras do setor. Na sequência, o médico da Cesama, Luiz Antônio Avelar, falou sobre os primeiros socorros na manutenção eletromecânica: “destacamos a necessidade de uma política de prevenção, tanto em caso de acidentes quanto doenças. Para isso, é necessário executar as tarefas com muita atenção, mantendo sempre o foco, uma vez que somos responsáveis não apenas pela nossa vida, mas também pela de nossos colegas. Fazendo da prevenção uma responsabilidade de todos, o risco de acidentes diminuirá”.
Já o terceiro módulo do curso foi ministrado pelo gerente de automação e tecnologia da informação da Cesama, Sérgio Queiroz de Almeida, que abordou a energização de sistemas elétricos. “É preciso vincular teoria e prática para alcançar um melhor resultado. Temos avançando muito em termos de serviços com eletricidade, fazendo adequações em diversas unidades e sempre atuando de acordo com a NR-10, que é a norma que regula esse tipo de atividade”, afirmou. Encerrando os debates, o técnico em segurança do trabalho da companhia, José Soares, reforçou a necessidade de eliminar as falhas humanas para a prevenção de acidentes.
O técnico em eletrotécnica Felipe Taligliatti participou do treinamento e ressaltou a necessidade de relembrar procedimentos de segurança. “Às vezes, executando atividades corriqueiras, nos esquecemos de determinadas medidas. Porém, cursos como esse servem para nos lembrar da importância de uma conduta segura, além dos perigos que uma postura negligente pode trazer”, concluiu.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3692-9179.