02/03/2011 Cerca de 70% das obras da adutora de Chapéu dUvas e da ampliação da ETA CDI já estão prontos
As obras de implantação da adutora de Chapéu d’Uvas e ampliação da Estação de Tratamento de Água Walfrido Machado Mendonça (ETA CDI) continuam sendo realizadas pela Cesama. Cerca de 70% dos trabalhos já foram realizados e a previsão é de que, no máximo em julho deste ano, os dois sistemas já estejam em operação. Juntas, as duas obras estão estimadas em cerca de R$ 22 milhões, sem contar o valor já investido na compra dos tubos, que é de aproximadamente R$ 16 milhões.
Atualmente, a tubulação da adutora está sendo implantada próximo à fábrica da Mercedes-Benz e da siderúrgica ArcelorMittal. No total, cerca de 17 km de tubulação de 900 milímetros de diâmetro serão construídos, levando água de Chapéu d’Uvas para ser tratada na ETA CDI, localizada no Bairro Distrito Industrial. Na barragem do local, onde o produto é captado, estão sendo construídos os dispositivos necessários para captação e bombeamento em direção à ETA CDI.
Segundo o gerente de expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral, a próxima etapa prevê a implantação da rede próximo às localidades de Chapéu d’Uvas e Dias Tavares. “Esta obra ainda possibilitará, futuramente, a implantação de uma ETA compacta para abastecer estes distritos e, consequentemente, a execução do projeto de esgotamento sanitário nas localidades, já desenvolvido pela companhia.”
Já a obra de ampliação e adequação que está sendo feita na ETA CDI (foto) irá possibilitar que a unidade receba a oferta de água trazida pela adutora de Chapéu d’Uvas. O projeto irá otimizar o sistema de macro distribuição da cidade, sendo fundamental no planejamento da reformulação do abastecimento da Cidade Alta. Diversos bairros senão beneficiados, como São Pedro, Martelos, Nossa Senhora de Fátima, Jardim Casablanca, Santos Dumont, dentre outros.
*Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama, pelo telefone 3239-1255.