12/06/2013 Cerca de 800 metros de extensão - Cesama realiza substituição de rede de esgoto na Rua Guaçuí

A Cesama está substituindo 797 metros de rede de esgoto da Rua Guaçuí, no Bairro São Mateus. A nova rede, feita de tubos de PVC com 200 milímetros de diâmetro, irá melhorar o sistema de esgotamento sanitário local, evitando problemas como vazamentos. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos no final de julho.

Segundo o gerente de esgoto da Cesama, André Soares, as redes que atendiam esta via já estavam desgastadas pelo tempo de uso. “É importante lembrar que a companhia tem um programa de substituição de redes que contempla locais onde a tubulação é antiga e já não comporta o volume de efluente, mas a população tem um importante papel na manutenção dessas redes. O mau uso das tubulações de esgoto pode acarretar entupimentos e vazamentos, o que prejudica os próprios usuários”, avaliou.

Para garantir o bom funcionamento das redes, alguns cuidados devem ser tomados:
- Não lance na pia da cozinha restos de alimentos, cascas de frutas e legumes;
- Não jogue no vaso sanitário papel e absorventes higiênicos, fraldas descartáveis, cotonetes, preservativos, restos de cigarros, fio dental e outros objetos de difícil desintegração;
- Colete o lixo da varredura, ao invés de jogá-lo nos ralos;
- Mantenha os ralos do piso sempre limpos e com grades de proteção;
- Conserve sua caixa de gordura tampada e limpe-a frequentemente, para evitar o acúmulo de resíduos;
- Utilize calhas para transportar a água da chuva até as bocas-de-lobo. Essas águas não devem cair na rede de esgoto, pois causam sobrecarga e, consequentemente, erosões ou retorno do esgoto para dentro de sua casa.
Ao tomar esses cuidados, o cidadão garante o bom funcionamento das redes coletoras de esgoto, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de toda a população e preservando o meio ambiente.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3239-1255.

transparência