01/07/2024 Cesama apresenta aos empregados as diversas melhorias no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento

Postado por: Cesama

O Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) agora tem uma nova sigla: SINISA. Mas a novidade, apresentada internamente em reunião realizada pela Assessoria de Planejamento e Regulação (APR) da Cesama, na última quinta-feira, 27 de junho, para os empregados com envolvimento direto no preenchimento, integra muito mais do que isso. Ou seja, um amplo conjunto de melhorias para contribuir, cada vez mais, na confiabilidade e na exatidão dos dados sobre saneamento no país.

Dentre as mudanças está a reformulação de todo o sistema, explica o assessor da pasta, Mário Araújo Porto Filho. “Agora, o SINISA conta com uma plataforma muito mais interativa para o lançamento das informações, além de ter feito uma separação das áreas de água e esgoto e inserido novos campos para inclusão de outros dados”, exemplifica.

Outra novidade, que também promete dar mais eficiência ao trabalho, está na permissão para outras áreas realizarem o preenchimento no sistema. Até então, lembra Mário, o “trabalho era centralizado, no caso da Cesama, somente na APR, responsável por coletar e fazer o lançamento das informações de todas as áreas da companhia.” A abertura, segundo ele, vai auxiliar para um preenchimento mais completo e exato, auxiliando também nas Auditorias Acertar. “Com isso, será possível confirmar a confiabilidade e a exatidão de cada informação diretamente na sua origem.”

Cesama é pioneira no fornecimento de dados ao sistema

Presente, de forma espontânea, na coleta de informações desde o início do SNIS, lançado em 1995, a Cesama segue sendo uma presença importante na formação do maior banco de dados sobre saneamento do país. Exemplo disso é que, em novembro de 2023, a companhia foi uma das nove empresas de saneamento escolhidas pelo Ministério das Cidades, dentre os mais de cinco mil municípios do Brasil, para participar de uma coleta experimental. A oportunidade, lembra o assessor da APR, Mário Porto, “teve como objetivo a detecção de falhas e sugestões para aprimoramento do novo sistema, lançado, oficialmente, neste mês de junho.”

Baseado no que diz a lei federal nº 14.026/2020 e no decreto nº 10.588/2020, ele conclui, enfatizando a importância do preenchimento dos dados e, principalmente no cumprimento dos prazos que, este ano, se encerra no próximo 31 de julho. “A adimplência com o SINISA é condição para acessar recursos de investimentos no âmbito do governo federal.”

Outras informações:
(32) 3692-9179 - Assessoria de Comunicação da Cesama

transparência