06/08/2025 Cesama conquista Selo A da Arisb-MG por confiabilidade e exatidão nas informações divulgadas sobre saneamento
Confirmando seu compromisso com a confiabilidade e a exatidão nas informações que fornece sobre saneamento, a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) conquistou um feito histórico: o Selo de Qualidade e Eficiência Acertar Categoria A. Trata-se de um reconhecimento concedido pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG), como resultado de auditorias realizadas dentro do Projeto Acertar, que visa o desenvolvimento de metodologias de certificação de informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SINISA).
“Esse resultado nos enche de orgulho e reafirma o compromisso da Cesama com a transparência, a eficiência e a governança pública. Essa conquista é fruto de um trabalho técnico sério, de longo prazo, e do empenho coletivo dos nossos empregados”, destaca Lincoln Santos Lima, diretor-presidente da Cesama.
Em outras palavras, o Selo A reconhece o trabalho realizado pela companhia para aprimorar seus processos internos, procedimentos operacionais e gestão da informação. Conforme explica Maristela Soranço, coordenadora de melhores práticas da Cesama, as auditorias tiveram como referência os anos de 2022 e 2023, tendo a companhia de saneamento de Juiz de Fora obtido “nota 2,97, num total máximo de três pontos, o que demonstra nossa credibilidade na qualidade e segurança dos dados que envia ao Ministério das Cidades, por meio do SINISA.”
Mário de Araújo Porto Filho, assessor de Planejamento e Regulação (APR) da companhia, lembra que, “a primeira auditoria, realizada ainda durante a pandemia, apontou que a Cesama precisava fortalecer alguns procedimentos. As atividades aconteciam, mas não havia um registro sistematizado.” O resultado, segundo ele, “comprometia a confiabilidade das informações, que é, justamente, a base para avançar na exatidão dos dados. Desde então, iniciamos um processo de reorganização profunda.”
Entre as principais melhorias implementadas, destaca-se a centralização da gestão de acessos aos sistemas de informação, com o apoio fundamental da Gerência de Inovação e Tecnologia da Informação (GITI) da companhia. “Como a tecnologia permeia todos os setores, intensificamos nossa atuação para garantir a adequação dos sistemas, a integridade das bases de dados e a rastreabilidade dos processos”, explica Celito Luz, gerente da GITI. Somado a isso, ele completa, “iniciativas de gestão do conhecimento e avanços na governança da informação contribuíram para fortalecer a qualidade e a confiabilidade dos dados reportados.”
“A conquista do Selo A fortalece a reputação da Cesama e de todo o setor de saneamento, evitando distorções em rankings nacionais e contribuindo para políticas públicas mais precisas”, complementa Maristela. Isso porque a certificação garante que os dados utilizados por órgãos, como o Instituto Trata Brasil e o próprio Governo Federal, reflitam, de fato, a realidade operacional das companhias.
Mário e Maristela reforçam que, mesmo diante dessa conquista, o trabalho não para. Com base nas recomendações de melhorias apontadas pelo relatório da Arisb-MG, cada área está recebendo orientações sobre as não-conformidades correspondentes. “Temos que continuar trabalhando, tanto para manter quanto para elevar nossa pontuação nas próximas auditorias. O selo é uma conquista coletiva e reforça o compromisso da Cesama com a transparência, a eficiência e a melhoria contínua dos seus serviços”, finaliza Maristela.