10/04/2012 Cesama dá início à fase final das obras de ampliação do coletor tronco do Bairro Santa Cruz
A Cesama deu início à terceira e última fase das obras de ampliação do coletor tronco (CT5) que atende o Bairro Santa Cruz, encaminhando seus efluentes para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Barbosa Lage. Nesta etapa dos trabalhos, estão sendo implantados 1.020 metros de tubulações na Avenida Doutor Simeão de Faria, seguindo pelo trecho entre a Rua Álvaro Coelho Lemos até o Bairro São Judas Tadeu. A previsão é de que a intervenção na avenida seja finalizada em outubro deste ano.
O diretor presidente da Cesama, Cláudio Horta Mendes, explica que a obra busca reforçar os serviços de coleta e tratamento de esgoto na Zona Norte da cidade. “No total, serão 3.056 metros de novas tubulações, que representam um investimento de R$ 579 mil e irão beneficiar aproximadamente 15 mil pessoas. Além de otimizar o sistema de esgotamento sanitário da região, o novo coletor irá auxiliar na redução da poluição do Rio Paraibuna, do Córrego Santa Cruz e dos cursos d´água próximos, gerando um abatimento da carga orgânica despejada em suas águas”, explica.
Segundo o chefe do Departamento de Apoio da Cesama, André Soares, já foram instalados 1.182 metros do coletor ao longo da Avenida Luiza Vitória Fernandes e 854 metros de tubulações na Avenida Doutor Simeão de Faria, entre as ruas João Pereira da Silva e Miguel Marinho. De acordo com André, com a conclusão desta fase final, será efetuada a troca das redes coletoras locais que apresentem problemas ou que lançam seus efluentes no sistema de águas pluviais. “A intenção dos trabalhos é estender a coleta de efluentes para as regiões de Santa Cruz, São Judas Tadeu e parte alta dos bairros próximos”, detalha.
Nos últimos anos, a Cesama tem investido intensamente na ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto na região norte de Juiz de Fora, que é atendida pelas ETEs Barbosa Lage e Barreira do Triunfo. A unidade de Barbosa Lage beneficia, hoje, uma população equivalente a cerca de 60 mil pessoas na Zona Norte e seu sistema em funcionamento é composto por dois interceptores, quatro coletores tronco e quatro elevatórias, que coletam e encaminham para tratamento os efluentes das comunidades de Benfica, Santa Cruz, Nova Era, Cidade do Sol, Barbosa Lage e Jóquei Clube.
*Informações com a Assessoria de Comunicação e Relações Institucionais da Cesama, pelo telefone 3239-1255.